Você está aqui: Página Inicial / Cursos / Licenciatura em Educação Física

Apresentação

ÁREA: Ciências da Saúde

CURSO: Licenciatura em Educação Física

Licenciados aptos ao exercício da docência de Educação Física do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.

TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO: 08 semestres ( 4 anos)

LOCAL DE OFERTA: campus Campos Centro 

COORDENAÇÃO:

* Professora: Júlia de Fátima Ribeiro Gama - Coordenadora Acadêmica

* Professor Emerson da Mota Saint' Clair - Coordenador Adjunto

CONCEPÇÃO, ESTRUTURA E PROPOSTA DO CURSO: 

A concepção deste curso privilegia a produção do conhecimento científico com consciência e responsabilidade. Tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano em suas múltiplas expressões, por meio da dança, do jogo, do esporte, nas perspectivas de prevenção, da promoção, da proteção e da educação na saúde, da formação cultural, da educação motora, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas.

Visa assegurar aos licenciados uma formação humanista e proporcionar subsídios para que os sujeitos envolvidos no processo Educacional na Educação Básica e Educação Profissional possam intervir criticamente junto às diferentes manifestações das culturas das atividades físicas e dos esportes, levando em consideração as possíveis diversidades.

Os componentes curriculares são constituídos de maneira a trabalhar a teoria e a prática integradas no sentido de superar a dicotomia entre corpo/mente, caminhando para uma prática reflexiva, buscando a integralidade do currículo e a interdisciplinaridade da proposta. O que se pretende é formar um profissional que esteja preparado para, usando a criatividade, ser capaz de contribuir para um processo educacional transformador e científico, utilizando-se de estratégias como oficinas integradoras que permitam a articulação alunos/instituição/comunidade, reforçando a relação ensino, pesquisa e extensão.

Nesta perspectiva, o curso conta com um Complexo Esportivo que inclui quadras polivalentes, Ginásio de Esportes e piscina semiolímpica. Este complexo abriga uma sala de coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física, uma sala de professores, uma sala de fisioterapia, vestiários masculino e feminino e ainda: Laboratórios de Fisiologia do Exercício; Laboratório de Medidas e Avaliação; Sala de Exercícios Neuromotores; Sala de Ginástica e Dança; Sala de Lutas; Quadras poliesportivas (duas quadras cobertas externas polivalentes e uma quadra no interior do ginásio de esportes, para ensino e aprendizagem de: Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol e Educação Física Adaptada e Inclusiva).

PERFIL PROFISSIONAL

O licenciado em Educação Física deverá:

 Apresentar uma visão humanista, filosófica, generalista e crítico-reflexiva sobre seu saber docente, valorizando a ética e as políticas públicas de saúde e qualidade de vida;

 Ser consciente de seu papel de educador, capaz de intervir pedagogicamente e profissionalmente junto as diferentes manifestações das culturas das atividades físicas e dos esportes, levando em consideração a diversidade da clientela escolar;

 Ser articulador de saberes em ambientes educacionais, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica, cultural e político-social;