Você está aqui: Página Inicial / Cursos / Licenciatura em Matemática

Apresentação

 

                                                   Logo do curso

ÁREA: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

CURSO: Licenciatura em Matemática

* Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.

 TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO: 07 semestres letivos (3 anos e meio)

* A  partir de 2016-1 o curso terá 08 semestres letivos (4 anos).

LOCAL DE OFERTA: campus Campos Centro

COORDENAÇÃO:

* Professora Me. Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro - Coordenadora Acadêmica

* Professora Me Carla da Costa Antunes - Coordenadora Adjunta

CONCEPÇÃO, ESTRUTURA E PROPOSTA DO CURSO

A proposta do Curso, baseada na transversalidade dos saberes, visa estabelecer uma estruturação curricular que possibilite aos professores em formação, a partir de conteúdos da Matemática, articular saberes, por meio de procedimentos didático-metodológicos.

O professor em formação deverá ter atividades docentes que o façam vivenciar situações de sala de aula tão cedo quanto possível. Também deverão ser levadas em conta outras dimensões do exercício profissional tais como o contexto institucional que ocorre o processo de ensino e aprendizagem, as condições de trabalho e os recursos disponíveis. Para isto, a Prática de Ensino como componente curricular deverá integrar o trabalho a ser desenvolvido durante todo o curso e não somente ao final do mesmo.

Desta forma, as atividades das diversas disciplinas deverão contemplar, paralelamente, ao conteúdo específico, metodologias e uso de tecnologias que possam auxiliar o futuro professor a ter um bom desempenho no exercício da profissão, tornando-o capaz de ajudar seus alunos a serem também agentes de sua formação.

A estrutura do curso se faz a partir da compreensão do currículo como um Espaço da Criação, “uma atmosfera escolar onde todos deverão estar aprendendo o tempo todo” e participando da construção do conhecimento e da forma de sua apropriação didática.

Na perspectiva deste espaço da criação, o curso conta com o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática – LEAMAT - onde são desenvolvidas atividades que permitam ao licenciando vivenciar situações de sala de aula tão cedo quanto possível.

O Projeto do Curso prevê que alunos e professores estejam envolvidos em projetos de pesquisa e extensão que, além de dinamizarem a relação ensino e aprendizagem, irão promover a autonomia e a contextualização de outros saberes e possibilitar a interação dos conhecimentos imprescindíveis à formação docente (conhecimentos específicos da área da formação e conhecimentos pedagógicos).

 PERFIL PROFISSIONAL

O licenciado em Matemática deverá:

a. Possuir um sólido conhecimento matemático e saber dispor destes saberes de maneira inter-relacional com as outras ciências.

b. Possuir um bom domínio das metodologias e poder fazer uso das novas tecnologias como facilitadoras da construção do conhecimento.

c. Possuir atitude investigativa no sentido de buscar soluções para os problemas que lhe são colocados.