Você está aqui: Página Inicial / Informações / HISTÓRICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA / HISTÓRICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

HISTÓRICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

Em 2000, o Instituto Federal de Educação Tecnológica campus Campos Centro, então sede do Centro Federal de Educação Tecnológica, por meio do Decreto Federal n.º 3462, de 17 de maio de 2000, passa a ter autonomia para (a) criar cursos e ampliar vagas nos níveis básico, técnico e tecnológico da Educação Profissional, (b) implantar cursos de formação de professores em nível superior direcionados a componentes curriculares, de cunho científico e tecnológico, na Educação Básica (2.° segmento do Ensino Fundamental e Cursos de Nível Médio) e na Educação Profissional.

Assim, pela autorização que lhe foi outorgada, em 2000, optou-se pela implantação e implementação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química, frente à lacuna de professores formados, no espaço geo-político-social da abrangência da Instituição nestes campos de conhecimentos específicos.

No ano seguinte (2001) surgem mais dois Cursos Superiores de Formação de Professores, quais sejam: Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Geografia.

Em 2013, já como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Campos Centro é criado o Curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas, em atendimento também à demanda da região na qual está inserido.

Importante destacar que as propostas dos Cursos de Formação de Professores em nível superior estão alicerçadas nos princípios basilares da missão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e em dispositivos legais, desde aqueles que fundamentam o direito e o processo de formação, de maneira ampla, até aqueles que definem e organizam ações em particular. Tomam como referencial: (a) entendimento de que o estudo da Ciência deve refletir sua natureza dinâmica, articulada, histórica e acima de tudo não-neutra; (b) exigências decorrentes dos avanços das Ciências e das Tecnologias; (c) aspectos legais; (d) Parâmetros Curriculares, numa perspectiva de construir referenciais nacionais comuns sem, contudo, deixar de reconhecer a necessidade de se respeitar às diversidades regionais, políticas e culturais existentes; (e) a dimensão da transversalidade possível dos saberes que envolvem as áreas de conhecimento, em especial de cada Curso de Licenciatura - marca do ideário pedagógico contemporâneo -.

Na perspectiva da construção e consolidação de quefazeres que concretizem o princípio da inclusão social e do desenvolvimento local e regional sustentável, com foco no desenvolvimento humano, em 2015 são implantados mais dois Cursos de Licenciatura no campus Campos Centro do IFFluminense: Licenciatura em Educação Física e Licenciatura em Teatro, ambos a partir do 2.º semestre letivo de 2015.