Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / Eventos recentes, pela voz de (alguns de) seus atores

Eventos recentes, pela voz de (alguns de) seus atores

ENLETRARTE - Fórum das Licenciaturas em Matemática - Depoimentos

Como já divulgado aqui no site, a semana de 08 a 12 de junho foi marcada por eventos que mobilizaram boa parte da comunidade acadêmica ligada aos cursos de Licenciatura: o VI ENLETRARTE e o III Fórum das Licenciaturas em Matemática. Registramos alguns depoimentos/comentários feitos durante ou após os dois eventos.

ENLETRARTE

• A 6ª edição do ENLETRARTE (ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE LETRAS E ARTES) teve, dessa vez, a particularidade de contar com um público interno formado por alunos da Licenciatura de Letras do campus CAMPOS CENTRO, além de alunos da PÓS-GRADUAÇÃO em "Literatura, Memória Cultural e Sociedade". Com o público externo, somaram-se 370 inscrições para minicursos, palestras e sessões de comunicação oral. Foram, aproximadamente, 100 comunicações orais, oriundas de pesquisas de Mestrado e de Doutorado de diversas universidades, cuja culminância será a publicação dos anais em breve.
    Com o tema das LINGUAGENS EM TRÂNSITO, a edição de 2015 movimentou múltiplos saberes e práticas, ligados aos Estudos Linguísticos e Literários, às práticas audiovisuais, às experiências de sala de aula e suas relações com as tecnologias. Analice Martins (Coordenadora Geral do Evento e Coordenadora Acadêmica da Licenciatura de Letras).

• Muito me orgulho pelo trabalho que essas três moças, atrizes, alunas apresentaram no VI Enletrarte. Talentosas, inteligentes, sensíveis, fizeram uma apresentação à altura do brilhante texto " Eu te lendo" de Lygia Bojunga. Parabéns Lara Prazeres, Carol Baur, Paolla Souza. Adriano Moura (Professor do Curso de Licenciatura em Letras e Membro da Comissão Organizadora do Enletrarte, Diretor da Leitura Dramatizada/Abertura do Evento)

III FÓRUM DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DO RJ

• Os 05 grupos de discussão do Fórum puderam contar com a participação de alunos e/ou professores/técnicos administrativos de nossa instituição. Em todos os grupos foi significativa nossa contribuição, fato ressaltado pelos relatores dos diversos grupos, na Plenária Geral. Destaque para o trabalho da Licenciatura em Matemática – dados os objetivos do Fórum –, mas grande interesse em também conhecer a dinâmica que tem permitido, aos Cursos de Licenciatura do IF Fluminense campus Campos-Centro, se constituírem a partir de uma identidade que os caracteriza, enquanto formadores de professores, ao mesmo tempo em que são garantidas as especificidades do campo de saber em que atuarão os futuros docentes. Há que se destacar que a estrutura organizacional não-departamental e a verticalização do Instituto favorecem o diálogo entre os diferentes segmentos/níveis de ensino, cursos e componentes curriculares. Marlucia Cereja de Alencar (Diretora dos Cursos Superiores de Licenciatura do IFF campus Campos-Centro).

• Hoje (12/06/15) terminou o III Fórum de Licenciaturas do Estado do Rio, que teve por objetivo discutir os cursos de licenciaturas, com o tema Experiências, Problemas e Desafios. Participaram as seguintes instituições: IFF, UFRJ, UERJ, UFF, UFRRJ, Estácio de Sá, Unirio, Unigranrio, IFRJ, entre outras. Nosso curso foi representado por cinco professores e nove alunos, que se dividiram entre cinco grupos de discussão. Desde ontem, os relatos dos professores e alunos já evidenciavam o que foi afirmado hoje na Plenária: o nosso curso é exemplo para os demais! Estamos à frente em muitos aspectos, em especial, o LEAMAT foi muito elogiado e considerado um grande avanço em termos de prática pedagógica e iniciação ao estágio. Nosso Projeto Pedagógico foi solicitado por várias instituições. Esta constatação reforça a convicção que estamos no caminho certo! Deste modo, parabenizamos a TODOS OS PROFESSORES pelo excelente trabalho que realizam, agradecemos ao empenho e comprometimento de todos para o sucesso de nosso curso. Agradecemos também à Diretoria de Licenciaturas, que não mede esforços para apoiar o nosso trabalho e enriquecê-lo com suas orientações precisas. Monica Souto da Silva Dias (Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, IF Fluminense campus Campos-Centro.

• A sensação ao final do Fórum foi de alegria e satisfação ao percebermos o quanto nosso curso é bem estruturado. Todas as dificuldades relatadas pelos representantes de outras instituições eram muito distantes da nossa realidade, nos provando mais uma vez o quanto estamos sendo bem preparados para a nossa carreira docente. A experiência com o LEAMAT foi algo que realmente encantou os outros presentes, que se mostraram bastante interessados em saber do funcionamento da disciplina. Larissa Console de Oliveira (Aluna do Xº período do Curso de Licenciatura em Matemática)