Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / LIFE - Rio Paraíba do Sul

LIFE - Rio Paraíba do Sul

LIFE - Formação de Educadores - Rio Paraíba

O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE - está prestes a realizar a culminância do Projeto "Ó Paraíba, ó mágica torrente", no próximo dia 02 de junho, no CIEP Brizolão 056 Custódio Siqueira.

O Projeto - que tem o CIEP como campo de ação - envolve alunos e professores da disciplina Prática Pedagógica dos Cursos de Licenciatura em Geografia, Ciências da Natureza e Letras e contou com o apoio do Laboratório Sala Verde do IF Fluminense.

Segundo a Profª Ingrid Ribeiro - responsável pelo Projeto, junto com a profª Roselene Nascimento - inicialmente os estagiários fizeram um trabalho de coleta de dados, do Bairro da Coroa ao Pontal de Atafona, com auxílio do prof. José Maria Miro, com vistas a produzir um documentário.

No contato com os alunos no CIEP, os licenciandos falaram um pouco sobre o Rio Paraíba do Sul, pedindo que os alunos produzissem um material que retratasse seu olhar sobre ele.  Tomaram por inspiração a antologia "O rio da minha aldeia",  organizada pela professora Rita Maia.

Os licenciandos de Geografia falaram sobre a importância do Rio na formação da planície goitacá e os de Ciências da Natureza sobre a importância da educação ambiental para a preservação ("conhecer para preservar").

Na penúltima semana de abril, os alunos do CIEP tiveram uma intensa programação em que constou: 1) exibição do vídeo com Hino de Campos dos Goytacazes cantado pelos licenciandos do Curso de Letras; 2) utilização de tablets* para responder quizzes formulados pelos alunos das três licenciaturas.

* A utilização dos tablets com os quizes foi resultado de uma ação integrada entre os alunos do LIFE e a bolsista de IC (Iniciação Científica) Beatriz Ignácio, do Projeto Dispositivos Móveis na Educação, vinculado ao Núcleo de Informática na Educação - NIE - coordenado pela profª Sílvia Cristina Batista.

Na experiência aqui mencionada, a associação ensino-pesquisa-extensão e a articulação teoria-prática ultrapassam a letra fria dos dispositivos legais para se constituírem em momentos de ampliação do horizonte de possibilidades e coerência entre a formação oferecida e a prática esperada dos professores que desejamos formar!

Aguardemos a culminância - exitosa, estamos certos - do Projeto em junho, com Café Literário e outras atividades mais!