Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / Aluno do Curso de Licenciatura em Geografia participa de estágio-visita em Brasília

O aluno Lucas Nichyson Silva Cremoneze, do Curso de Licenciatura em Geografia, foi selecionado para participar do Programa Estágio-Visita de Curta DuraçãoEste programa é promovido pela Câmara dos deputados desde o final de 2003. Possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.
O aluno fez o seguinte relato: "O Estágio que estou participando aqui em Brasília faz parte de um programa da câmara dos deputados que visa promover a integração de universitários de todo o país com a política e funcionamento da câmara, congresso e senado. Recebemos uma credencial que nos dá acesso a praticamente todas as dependências do congresso. O estágio dura uma semana. Participamos de várias atividades, como: aulas dialogadas, acompanhamento de plenárias, conversas de compartilhamentos, palestras, encontro com deputados e visitas a locais que influenciam o processo legislativo."

O Programa é administrado pela Segunda-Secretaria e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR). Durante cinco dias, os universitários acompanham de perto o funcionamento da Câmara dos Deputados, das suas Comissões Técnicas e do Plenário, o processo de elaboração de leis, enfim, o dia a dia da atividade parlamentar. Cada deputado pode indicar, por semestre, até 2 (dois) universitários para integrar o Programa que será formado por turmas de, no máximo, 70 alunos. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa.

Para visualizar mais fotos, clique aqui.