Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / I Encontro Estadual PIC-Obmep

I Encontro Estadual PIC-Obmep

O IFFluminense Pádua sediou, no dia 23 de novembro, o I Encontro Estadual PIC-OBMEP.

O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) destina-se a alunos medalhistas da OBMEP e é realizado por meio de uma rede nacional de professores orientadores e coordenadores em polos espalhados pelo país, em escolas e universidades, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

O Campus Pádua tem participado da OBMEP (que se encontra, em 2016, na sua 12ª edição) e muitos de seus alunos têm conquistado medalhas. No dia 07 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, foram entregues medalhas de ouro a 500 estudantes de municípios de todas as regiões do Brasil, pelo desempenho na edição de 2015. Entre os premiados, está o estudante do IFFluminense Campus Santo Antônio de Pádua, Felipe Silva Matos - com medalha de ouro. Felipe participou da edição ainda quando estudava no Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé, em 2015.

Alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Campos Centro, acompanhados da professora Livia Azelman de Faria Abreu, participaram do I Encontro PIC-OBMEP.  Alguns deles, inclusive, ministraram minicursos.  Registramos o aspecto de dupla relevância na participação dos discentes: do ponto de vista de sua formação profissional (como professores de Matemática) e com relação à integração/compartilhamento intercampi do IFFluminense.

Acesse imagens do evento aqui.