Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / IV Semana das Licenciaturas: Ensinar e aprender, esse desassossego!

IV Semana das Licenciaturas: Ensinar e aprender, esse desassossego!

De 13 a 15 de setembro foi realizada a IV Semana das Licenciaturas do campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense.  Nos três dias do evento foram realizadas duas palestras, uma mesa redonda, 30 minicursos. Tivemos 193 trabalhos inscritos, dos quais 152 foram aprovados para apresentação, 114 na modalidade comunicação oral e 38 na modalidade pôster.  Deste total, 10 trabalhos foram premiados, 07 de comunicação oral e 03 da modalidade pôster.

Durante a Semana tivemos a oportunidade de dialogar com profissionais e estudantes de diferentes cursos, níveis e modalidades de ensino, residentes em Campos dos Goytacazes e em mais 35 municípios, de três estados diferentes: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, num total de 1031 inscritos.

Compartilhamos desassossegos, experiências, saberes.  Com todos e todas que aceitaram nossa proposta de, num breve intervalo de tempo, exercitarmos outras formas de ocupar nossas salas de aula, laboratórios, quadras e auditórios...

Professores em formação – que somos todos nós – fazemos, de nosso desassossego, trampolim para ultrapassamos os limites de nossos cursos e disciplinas para fortalecermos relações e estabelecermos outras.  Somos, hoje, 08 cursos de licenciaturas neste campus.   Com Boaventura de Souza Santos, reforçamos a necessidade de “uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”.  Temos singularidades que nos caracterizam, mas não perdemos nossa unidade de fins e propósitos: formamos formadores! A realização desta Semana faz parte da contribuição que esperamos dar para uma reinvenção do ensinar e aprender que aponte para uma atitude epistemológica do conhecimento que dê conta de um projeto de escola e de humanidade em que o respeito à diversidade seja caminho, não atalho; que a ética seja princípio norteador das ações e relações que se desenvolvem no âmbito de cada curso e entre os cursos.

A todos e todas que se dispuseram a estar conosco, trazendo seu saber, seu ouvido, sua experiência, sua palavra, sua energia, seu talento, sua presença, nosso agradecimento.

Diretoria dos Cursos Superiores de Licenciatura.

Leia também: http://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/campos-centro/noticias/iv-semana-das-licenciaturas