Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Comemoração do Dia Nacional do Surdo

Comemoração do Dia Nacional do Surdo

Foi realizado, no dia 09 de outubro, o II Encontro em Comemoração ao Dia Nacional do Surdo.

O Auditório Cristina Bastos, do campus Campos Centro, foi o espaço que sediou o Encontro, promovido pela Licenciatura em Letras, Diretoria dos Cursos de Licenciatura, IFFluminense campus Campos Centro e campus Macaé e Universidade Federal Fluminense (UFF).

No Brasil, a data de 26 de setembro ficou estabelecida como Dia Nacional dos Surdos  desde 2008, por meio da Lei nº. 11.796/2008. O Decreto nº. 5.626/2005 torna obrigatórios o ensino da  Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação de professores e a educação bilíngue nas escolas onde estejam matriculados alunos com deficiência auditiva. Por meio deste decreto os órgãos públicos são obrigados a terem intérpretes de Libras para facilitar o atendimento aos cidadãos surdos.

No IFF, o evento consistiu de uma mesa redonda intitulada "Conquistas e desafios dos surdos no século XXI".  Compuseram a mesa a Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - NAPNEE / IFFluminense-Macaé, Elioenai Duarte e as professores do  Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES -, Isabelle Maia e Bárbara Camilla.

Da página do evento no facebook, a proposta dos organizadores: "iremos falar sobre as conquistas e os desafios dos surdos no século XXI e ficaríamos muito felizes com a presença de todos vocês! Este assunto é de suma importância e cada vez mais é preciso que se discuta o lugar do surdo na nossa sociedade."  Mais detalhes em: https://www.facebook.com/events/2022195308001188/