Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / V Semana das Licenciaturas - "Formação inicial e continuada: onde se aprende a profissão docente?"

De 14 a 16 de agosto de 2018 foi realizada a V Semana das Licenciaturas do IFFluminense campus Campos Centro. As inscrições tiveram que ser encerradas antes do previsto devido ao grande número de inscritos e os espaços disponíveis para o evento, ao todo 851 inscrições válidas.

Durante o evento foram estabelecidos diálogos entre profissionais da área da educação e estudantes, em especial, os de licenciatura, que vieram de espaços diversos para a constituição de um espaço de aprendizado em que que as ações, imagens, formas, sons, sentidos e significados são transformadas a cada biênio de realização da Semana das Licenciaturas, que é alternada com a Semana Acadêmica dos Cursos de Licenciatura.

Neste espaço rico, plural e diverso tivemos o prazer de receber além dos estudantes do IFFluminense, outros de várias cidades, dentre as quais destacamos: Macapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Itaperuna, Cambuci e Belo Horizonte. Isso ratifica a dimensão, importância e credibilidade do evento.

Nos três dias do evento foram realizados 45 minicursos, 22 compartilhamentos de experiências bem sucedidas na docência com professores convidados, 02 palestras, roda de conversa, atividades artísticas e culturais. Além disso, houve a exposição e apresentação de pôsteres. Ao todo foram submetidos 87 trabalhos, destes 72 foram aprovados para apresentação. Após avaliação criteriosa, 08 pôsteres foram premiados, o que foi possível graças à colaboração de nossos patrocinadores: Grupo Thoquino, Sicoob Fluminense e Sinasefe. Também foi realizada uma exposição interativa, organizada pelos professores e alunos dos Cursos de Licenciatura, no espaço Raul Linhares, que mostrou por meio de imagens, o contexto das Licenciaturas numa perspectiva interdisciplinar.

Para a Diretora de Ensino dos Cursos de Licenciatura, Marlúcia Cereja de Alencar, a Semana das Licenciaturas já se tornou um evento consolidado em nossa região. Ela destacou ainda que isso confirma a nossa crença em que precisamos continuar investindo na Formação de Professores, que se faz em múltiplos espaços e tempos diversos. E que a luta neste tempo obscuro é mais do que nunca, necessária e a favor da Educação Pública e de qualidade para todos. Para finalizar, ela agradeceu a participação dos alunos e professores, assim como as Comissões Organizadora e de Apoio. E de modo especial, a participação dos campi Campos Guarus, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna.

As fotos e filmagens do evento estão disponíveis neste link e também no Facebook, em: