Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / 68ª. Reunião da SBPC

68ª. Reunião da SBPC

A cidade de Porto Seguro-BA reuniu, no período de 03 a 09 de julho de 2016, cientistas, professores e estudantes de diversos níveis de ensino, visitantes, profissionais liberais, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia.  Trata-se da 68ª. Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A reunião da SBPC "é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia."

Num momento em que a nação brasileira - em particular a comunidade científica - vê, com justificada preocupação, a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações, esta edição do evento é marcada por manifestações acaloradas em defesa da restauração do MCTI, cujo "rebaixamento" é considerado, por diversas associações científicas - entre elas a SBPC -, como "uma medida artificial" em detrimento do "desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país".

O IFFluminense campus Campos Centro participou da 68ª Reunião da SBPC com 37 alunos e 05 docentes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, dos quais muitos fazem parte dos projetos governamentais PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/CAPES-IFFluminense) e PET (Programa de Educação Tutorial/MEC-SESu).

Reafirmamos nossa crença na relevância da participação em eventos tão ricos para a formação dos alunos e a formação continuada dos profissionais.

Segue a relação de trabalhos apresentados pelo grupo na 68ª. Reunião Anual da SBPC-2016:

TRABALHOS APRESENTADOS

A Fotografia na escola: Projeto interdisciplinar das áreas de Química, Biologia e Física.

PESSANHA, P. J. R.; RANGEL, D. de F. dos S.; MENDES, L. L.; BEZERRA, A. C. M.; NOBRE, M. de S. S. D.; CRESPO, L. C.; COSTA, R. G. da.

A Utilização de Terrários Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Ecologia.

SILVA, S. S. da; BEZERRA, A. C. M.; RANGEL, E. C.; SILVA, M. de F. G. da; WILL, S. K. J.

Educação Ambiental a partir de um sistema de captação e tratamento da água da chuva no Colégio estadual José do Patrocínio- RJ.

SANTOS, W. dos; FERREIRA, N. de O.; NOBRE, M. de S. S. D.; COSTA, R. G. da; CRESPO, L. C.

Oficina Temática Combustíveis: Uma Possibilidade para o Ensino de Química no Nível Médio.

SOUZA, F. S. P. de; PEREIRA, T. C.; NOBRE, M. S. S. D.; CRESPO, L. C.; COSTA, R. G. da.

Uso de modelos moleculares confeccionados com garrafas pet para o ensino de isomeria cistrans no ensino médio.

SILVA, K. da R.; CRESPO, L. C.

Planejamento didático: a importância de um cronograma de atividades na construção do saber docente aliado ao processo de ensino-aprendizagem do alunado.

BEZERRA, A. C. M.; SILVA, S. S. da; RANGEL, E.; GOMES, M. de F.; WILL, S. K. J.

“Quem come e guarda come duas vezes”: o uso de feira de ciências no ensino de Biologia como ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.

RANGEL, E. C.; BEZERRA, A. C. M.; SILVA, M. de F. G. da; SILVA, S. S. da; WILL, S. K. J.

Jardim sensorial como espaço não formal de ensino de ciências naturais: vislumbrando possibilidades.

ROCHA, L. P.; PACHECO, S. C.; MACHADO, A. da S.; CARVALHO, M. E. P. de S.; CRESPO, L. C.; COSTA, R. G. da.

Energia elétrica: interpretando uma conta de luz por meio da abordagem CTS/CTSA.

RANGEL, D. de F. dos S.; JALLES, D. R.; MENDES, L. L.; RIBEIRO, L. B. da S. B.; MARTINS, R. L. C.

Proposta didática de ensino de cosmologia com o auxílio de jogos e teatro.

AZEREDO, E. C.; MARTINS, R. L. C.

Modelo Molecular Texturizado de baixo custo como estratégia no ensino de química orgânica.

TAVARES, L. N. S.

A precariedade do conhecimento de noções espaciais e a sua influência no processo de ensino-aprendizagem da geometria molecular.

FERREIRA, J. B.

Efeitos da restrição de sono no rendimento acadêmico de universitários da cidade de Campos dos Goytacazes, RJ.

GOMES, H. de S.

Células-tronco: Debate em sala de aula para explicar a relevância do tema e o porquê da proibição de pesquisas com células totipotentes no Brasil.

SOUZA NETO, M. H. de

Utilização de Mapas conceituais na abordagem de simetrias de Galileu e de Lorentz em Física Contemporânea no polo IFF do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

NEY, W. G.

TAVARES, L.N.S.