Navegação
 
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / IFFluminense e C. E. Julião Nogueira: uma parceria promissora

IFFluminense e C. E. Julião Nogueira: uma parceria promissora

Os anos de 2017 e 2018 constituem o "Biênio da Matemática Brasil", instituído por meio da Lei Ordinária 13.358, de 07 de novembro de 2016.  Serão dois anos de ações e eventos que têm, como um dos objetivos, a popularização da Matemática.  A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2017 tem, como tema, "A Matemática está em tudo".  

O IFFluminense, por meio do Curso de Licenciatura em Matemática, firmou uma parceria com o Colégio Estadual Julião Nogueira.  A partir de contato feito pela direção da escola estadual, a coordenação do curso - professoras Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro e Carla Antunes Fontes - incluiram na pauta da reunião do Colegiado do dia 13 de junho a apresentação da proposta da escola estadual.

Além dos professores que constituem o Colegiado do Curso de Licenciatura, estiveram presentes alunos da licenciatura em Matemática, o diretor do Julião Nogueira, Alexandre Pavie e as professoras de Matemática da escola Simone, Cíntia, Luana e Karine.  A proposta do colégio é de uma parceria no sentido de criar um laboratório que simularia um canteiro de obras em que os alunos realizarão cálculos diversos, orientados pelos professores. As ações do projeto contarão com o apoio de licenciandos e professores da licenciatura.  Além das atividades diretamente relacionadas ao laboratório, serão feitas visitas guiadas às universidades públicas e privadas que oferecem cursos na área de ciências exatas e também obras como as do Porto do Açu, para que possam estabelecer relações e agregar conhecimento para as atividades do laboratório da escola. Oficinas de construção de sólidos geométricos, encontros semanais com oficinas de dobraduras e colagens; oficinas práticas de xadrez, damas e dominós para desenvolver o raciocínio matemático, em mesas de alvenaria instaladas no pátio da escola também fazem parte do projeto de atividades.  

Após a reunião, os professores do Julião Nogueira visitaram os canteiros de obras do Curso Técnico em Edificações do campus Campos Centro e o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática.  Estes espaços servirão como ponto de apoio e inspiração para o projeto.

Para a diretora dos Cursos de Licenciatura, Marlúcia Cereja de Alencar (também presente na reunião), "essa iniciativa é de grande importância na perspectiva de concretizar os princípios norteadores das licenciaturas do IFFluminense campus Campos Centro, dentre eles a articulação teoria e prática.  O desenvolvimento das competências necessárias ao professor está apoiado na indispensável correlação entre teoria e prática que está presente nesta relação dialógica entre as licenciaturas do IFFluminense e as escolas da educação básica da região, campo de atuação dos nossos licenciandos.  É um passo a mais para intensificar este diálogo necessário". 

Propor atividades de ensino, artísticas, lúdicas e que sejam prazerosas para todos os públicos envolvidos; melhorar a relação das pessoas com a Matemática; interagir com os conceitos e adquirir conhecimentos a partir de experiências vivenciadas. A realização destes objetivos (que são objetivos do Biênio da Matemática), numa ação conjunta entre instituição formadora de professores e alunos e professores da educação básica trarão benefícios de grande alcance a todos os envolvidos.  Em breve divulgaremos o desenvolvimento das ações.