Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / A Matemática na Natureza

A Matemática na Natureza

Matemática - Natureza - Licenciatura

No dia 5 de maio de 2015 o aluno Josué Rangel de Siqueira, do 7º período da Licenciatura em Matemática, proferiu palestra no Colégio Bittencourt, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática.

Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram desse momento cuja temática foi “A Matemática na Natureza”. Assuntos como Fractal, Sequência de Fibonacci, Número de Ouro e Espiral Logarítmica foram abordados na palestra.

Transcrevemos o depoimento de Josué:

"Não há quem não admire a natureza, que de fato é belíssima. Há, porém, os que não apreciem a Matemática. A nossa proposta é apresentar a Matemática na natureza na expectativa de que o aluno obtenha uma nova visão em relação a esta disciplina.
Fiquei muito feliz com a oportunidade de compartilhar pra cerca de 100 alunos do Ensino Fundamental e pra cerca de 90 alunos do Ensino Médio, do Colégio Bittencourt, esta relação entre a Matemática e a natureza, que tem sido alvo de minhas pesquisas e estudos.
Os alunos ficaram atentos durante as duas palestras ministradas e participaram respondendo perguntas que eram feitas no decorrer da exposição.
Agradeço a Deus pela oportunidade que Ele me deu. Tive a certeza de que a experiência valeu a pena pra mim e tive a sensação que também valeu a pena pros alunos.
Que venham as próximas apresentações!"

Parabéns, Josué! Que venham mesmo, outras apresentações, suas e de outros alunos. Esse compartilhar de saberes, intrínseco ao fazer docente, precisa ser vivenciado cada vez mais nos espaços escolares!