Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / Acolhimento aos alunos 1º período

Acolhimento aos alunos 1º período

No dia 17 de outubro, primeira semana de aula do semestre letivo 2016.2, houve uma programação de Acolhimento aos alunos ingressantes no 1º período dos cursos de licenciatura.

No primeiro dia - segunda-feira, 17 - aconteceram reuniões nos três turnos, para as palavras de boas vindas da Direção Geral, dos Diretores de Ensino do campus, Coordenadores Acadêmicos e Adjuntos  e docentes dos Cursos.  No âmbito de cada curso houve a apresentação do curso, corpo docente e coordenação.  Ocorreram, ainda, atividades diversas, inclusive se estendendo pelas semanas posteriores, como no caso da Licenciatura em Letras - Português e Literaturas que contou com peça teatral e palestras. Estas últimas no dia 01 de novembro. Os professores doutores José Pereira (UERJ) e Márcio Moitinha (UERJ) proferiram as seguintes palestras respectivamente: "A importância da Filologia nos Cursos de Letras" e "O uso semântico das preposições latinas e sua sobrevivência no português".  A atividade incluiu a presença dos alunos de todos os períodos do Curso.

Além das atividades supramencionadas, o Curso de Licenciatura Letras desenvolveu uma gincana, com equipes constituídas por alunos do 1º período cuja pontuação foi obtida mediante a realização de tarefas listadas e das atividades da semana: Aula falsa, Declamação no pátio, Imagem & Ação de Letras, Show de Talentos.

Alunos do 2º. período da Licenciatura em Matemática tiveram um encontro com os ingressantes, para dar orientações de como obter um bom desempenho nas atividades propostas no curso.  Esta atividade foi sugerida pelos próprios "veteranos", por acreditarem que é uma atividade bem vinda para quem chega.

Os alunos (ingressantes) do Curso de Licenciatura em Geografia foram apresentados ao Núcleo de Estudos Geográficos - Negeo - e ao Projeto Sala Verde.  Na continuidade, o Centro Acadêmico de Geografia Hudson Lobato Azevedo promoveu uma gincana e ofereceu um lanche para confraternização entre calouros e veteranos.

Na programação do Curso de Licenciatura em Teatro houve Aula Inaugural, Leitura Dramatizada de peça de Nelson Rodrigues e atividades na Concha Acústica, estas últimas em dois dias.

Apresentação da Atlética do curso,   Oficina de dança criativaPráticas integradoras entre os períodos  integraram as atividades de Licenciatura em Educação Física.

Para conferir as imagens, clique aqui