Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos da licenciatura na 4.ª Tecnoweek

Alunos da licenciatura na 4.ª Tecnoweek

Do dia 14 ao dia 18 de maio o IFFluminense campus Itaperuna promoveu a 4.ª Technoweek - Semana de Tecnologia do IFFluminense Itaperuna. Durante o evento, aberto ao público, foram abordados temas tais como: como realidade virtual, robótica, direitos humanos e uso de aplicativos para ensino de matemática, biologia e português.

Na quarta-feira, dia 16, alunos do 8.º período do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Ciências e Biologia, Ciências e Física, Ciências e Química.  A visita técnica fez parte do cronograma do componente curricular "Prática Pedagógica VIII", ministrado pela professora Marlúcia Cereja de Alencar.  O objetivo da visita foi oportunizar aos alunos a vivência de experiências que envolvem alternativas metodológicas de aprendizagem utilizando as tecnologias digitais.

Na oportunidade, o grupo participou da mesa redonda composta pelas professoras Michele Maria Freitas Neto (diretora do IFF Itaperuna) e Larissa Cristina Cruz Brum (Diretora do Centro de Referência do IFFluminense) "Tecnologias digitais e metodologias ativas: novos desafios em sala de aula".  Segundo a professora Marlúcia, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir e interagir com as professoras e a troca foi bastante enriquecedora, superando as expectativas do grupo que voltou a Campos com ideias e motivações novas para a sua atuação como estagiários e, logo logo, como profissionais docentes.

Na sexta-feira, dia 18 de maio de 2018, foi a vez dos alunos do 4.º e 8.º períodos do Curso de Licenciatura em Geografia participarem da Tecnoweek. Acompanhados pela professora Christiane Menezes Rodrigues, a proposta da visita foi possibilitar aos estudantes a participação em atividades voltadas ao uso das tecnologias na educação e, mais precisamente, na sala de aula. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação está inserido nas disciplinas de Prática Profissional III e VIII da matriz curricular do referido curso.

"Possibilitar aos alunos a participação em atividades que utilizam o uso das tecnologias na sala de aula é de extrema importância nos cursos de formação de professores. Durante o curso os estudantes têm muitas oportunidades de participarem de momentos de  formação envolvendo este tema, todavia o que eles vivenciaram no campus Itaperuna foi perceber na prática, através da participação de jogos pedagógicos e da interação com softwares educacionais, algumas possibilidades do uso das tecnologias em sala de aula", afirmou a professora Christiane.

Para acessar as fotos da visita, clique aqui.