Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / I Encontro em Comemoração ao Dia Nacional do Surdo

I Encontro em Comemoração ao Dia Nacional do Surdo

Dia 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo.  Instituído pela lei nº 11.796, de outubro de 2008, este dia celebra as lutas e os direitos das pessoas surdas e de todos aqueles (ouvintes ou surdos) que entendem que a luta não é apenas dos surdos, seus familiares e profissionais envolvidos diretamente, mas de toda sociedade que tem, por princípio, a igualdade de oportunidades de acesso (ao conhecimento, à informação, à comunicação, à participação).

Neste dia (26 de setembro) foi realizado, no campus Campos Centro, o I Encontro em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. Com o título "Permita-se ouvir o som do silêncio", teve, em sua programação, apresentações artísticas com alunos dos cursos de Libras e palestras.

A organização do evento foi da professora de Libras do IFFluminense, Cristiaine Ribeiro.  Surdos, familiares, professores e alunos do IFFluminense e pessoas da comunidade lotaram o auditório Miguel Ramalho.  Os professores Erick Rommel Hipólito de Souza e Cristiane Dantas, ambos da UFRJ, foram os palestrantes da noite.

Conhecer a cultura surda, suas práticas e produções culturais é um dos requisitos para uma experiência comunitária - em especial na comunidade escolar - de respeito ao direito das minorias e de inclusão para todos.  A atuação da professora Cristiaine Ribeiro tem tido um papel relevante, neste sentido, em nossa instituição.