Navegação
 
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / IFFluminense no Festival da Matemática

IFFluminense no Festival da Matemática

No dia 27 de abril de 2017 o Instituto Federal Fluminense participou, na Escola SESC de Ensino Médio, da programação do Festival da Matemática.  Na ocasião, foram ministradas as oficinas Icosaedro Truncado: o Esporte e a Química se encontrando na Geometria Arquimediana, sob a orientação das professoras Lívia Azelman e Poliana Cardoso e Relação de Euler por meio de sólidos construídos com técnicas de origami, sob a orientação da professora Mylane Barreto.

O Brasil instituiu a lei "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa" como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país.  Nesses dois anos serão realizados inúmeros eventos e ações que colocarão a Matemática, Ciência e Tecnologia no foco da comunicação, contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano.*  

O Festival da Matemática  foi realizado entre 27 e 30 de abril.  Visando alcançar todas as idades, houve atividades para crianças, adolescentes, adultos.  Foi uma experiência enriquecedora, em todos os sentidos, além de ser uma ótima oportunidade para pais e professores se atualizarem. Uma experiência enriquecedora em todos os sentidos que contou com: oficinas, palestras, exposições, filmes, protótipos em 3D, jogos eletrônicos, brincadeiras e apresentações práticas e divertidas que despertam novas formas de vivenciar e descomplicar a matemática. 

Atividades super divertidas e lúdicas mostraram como a matemática está em quase todos os momentos do nosso cotidiano, na arte, na arquitetura, em uma simples receita, em uma árvore, no nosso corpo.  

Além do Festival, o Biênio da Matemática terá ainda, como destaques,  a Olimpíada Internacional da Matemática - IMO 2017, e o renomado Congresso Internacional de Matemáticos - ICM 2018.

*Fonte: http://www.festivaldamatematica.org.br/

Para visualizar fotos do evento, clique aqui