Navegação
 
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / Mesa redonda - Avanços da ciência...

Mesa redonda - Avanços da ciência...

No dia 19 de novembro - sábado letivo - foi realizada, no Auditório Miguel Ramalho, a mesa redonda "Avanços da ciência: apontamentos relativos às contribuições do Oriente para o Ocidente".
O evento foi uma iniciativa das Coordenações de: Ciências Humanas, Licenciatura em Ciências da Natureza e Licenciatura em Geografia.  Fizeram parte da mesa os professores Cristine Nunes Ferreira (*), Josué Rodrigues Santa Rita (**) e Synthio Vieira da Silva (***).
A discussão trouxe alguns elementos sobre a alta relevância da ciência desenvolvida no Oriente, tanto historicamente quanto na atualidade. Foram apresentados avanços no conhecimento em campos do saber como a Astronomia, a Física e a Matemática, por exemplo, em países como Índia, China e Egito.
Alunos e professores dos cursos de licenciatura e do ensino médio participaram deste momento de profícua troca de saberes.
(*) Doutora em Física, pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas; Pós-Doutorado em Física pela UFRJ; Pós-Doutorado em supercordas e Teoria M, pelo International Center of Theoretical Phisics (Triste-Itália).
(**) Doutor em Físico-química, pela UFRJ.
(***) Mestre em Sociologia, pelo IUPERJ/UCAM; Especialista em História Moderna e Contemporânea (PUC/MG)
Para acessar as imagens, clique aqui.