Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / Painel "Formação Docente"

Painel "Formação Docente"

Painel elaborado pelos alunos do Curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense campus Campos-Centro, 4.º período em 2015.1, como atividade do componente curricular Organização e Gestão da Educação Básica I, ministrado pela Professora Dsc. Angellyne Moço Rangel.

"Um exercício de olhar para si no espelho do tempo, de revistar cenários nos labirintos da memória e de descobrir as motivações que fazem da carreira docente uma decisão, eis o objetivo destes trabalhos, mosaicos de professores em formação e de um vir a ser em processo gerúndio.

Questionar-se sobre o porquê da escolha pelo magistério e sobre os percursos do fazer-se educador é um movimento fundamental à conjugação de criticidade e aprimoramento, no sentido de entender as possibilidades e os limites da educação na sociedade contemporânea e de fortalecer a construção de uma profissionalidade multifacetada, em que o verbo “esperançar” encontra-se relacionado, diretamente, ao sujeito professor e aos predicados paixão e competência.

A licenciatura é o lugar de “fazimentos”, de pensar novas práticas em resposta aos desafios que gravitam a profissão e reinventar-se. Que ela seja também lugar de inspiração e fortalecimento da identidade profissional que se almeja construir, sem desconsiderar que “se faz o caminho ao andar”.

Boa caminhada a todos e todas!

Angellyne Moço Rangel

Clique aqui para ver o Álbum das Fotos