Navegação
 
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / Políticas de formação de professores para a educação básica

Políticas de formação de professores para a educação básica

Com este tema - Políticas de formação de professores para a educação básica-, a professora Bernardete Gatti falou, na noite de quinta-feira, 10 de novembro, para um Auditório Cristina Bastos repleto de ouvintes: profissionais da educação e alunos (licenciandos). A mediação da palestra foi feita pelo Diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do campus, Jonivan Coutinho Lisboa.

O evento foi fruto de ação conjunta da Diretoria das Licenciaturas do campus Campos Centro e  do Ciclo de Formação dos Gestores - CIFORGEN, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino e Aprendizagem do IFFluminense.

Antes, na parte da tarde, houve um encontro entre a professora Bernardete, coordenadores de cursos de licenciaturas, diretores de ensino do campus Campos Centro e integrantes da pró-reitoria de ensino do IFFluminense.  Participaram, também, professores da UENF.  A professora respondeu a vários questionamentos do grupo.  Foi um momento rico, esclarecedor e todos saíram com grande expectativa de continuar o bate-papo, mais tarde, na palestra.

Além do extenso currículo e experiência profissional, a professora Bernardete encantou a todos - nos dois momentos de sua intervenção - pela enorme simpatia e disponibilidade de compartilhar. A palestra se estendeu para além do tempo previsto.  Ao final, a vontade de repetir a dose...

Nos últimos slides de sua apresentação, Bernardete Gatti citou um fragmento do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e Paulo Freire.  As citações foram, respectivamente:

"Todas as gerações que nos precederam, como a primeira geração nascida na República, foram vítimas desses vícios orgânicos de nosso 'aparelhamento de cultura' cuja reorganização não se podia esperar de uma mentalidade política, sonhadora e romântica, ou estreita e utilitária, para a qual a educação nacional não passava geralmente de um tema para variações líricas ou dissertações eruditas."

"Educação não transforma o mundo.  Educação muda pessoas.
Pessoas transformam o mundo."

Para conferir imagens do evento, clique aqui