Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Recepção aos alunos - semestre 2018.1

Recepção aos alunos - semestre 2018.1

A semana de 24 a 27 de abril foi a primeira do semestre letivo 2018.1 do campus Campos Centro.  Foram realizadas atividades diversas para recepcionar os alunos, tendo organização e participação da Direção Geral, Diretoria das Licenciaturas (DIRLIC) e Coordenações Acadêmicas dos Cursos.

No 1.º dia (24/04/2018) foi feita a recepção aos alunos, nos três turnos de funcionamento do campus, pela Direção (Geral e DIRLIC) e  Coordenadores de Curso.  Em seguida os alunos foram recepcionados pelas respectivas coordenações de curso: Ciências da Natureza, Educação Física, Geografia, Letras, Matemática e Teatro.

Após este momento inicial, as Coordenações Acadêmicas fizeram a recepção no âmbito de seus respectivos cursos, incluindo atividades diversas, tais como:

* Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Mesa redonda Possibilidades de Pós-Graduação para licenciandos em Ciências da Natureza, no dia 25/04, às 18h20min, da qual fizeram parte: Prof. Wander Gomes Ney (IFF campus Campos Centro - mediador); Profª. Renata Lacerda Caldas (IFF campus Campos Centro - Coordenadora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física); Profª. Silvia Cristina Freitas Batista (IFF campus Campos Centro - Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias-MPET); Profª. Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto (IFF campus Campos Centro - Representante do Curso de Pós-Graduação lato sensu Docência no Século XXI); Prof. Hélio Gomes Filho (IFF campus Campos Centro - Representante do Curso de Pós-Graduação lato sensu Educação Ambiental); Profª. Maria Priscila Pessanha de Castro (UENF - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais).

* Curso de Licenciatura em Educação Física.  Dia 24/04, às 20h, apresentação da Coordenação, corpo docente e infraestrutura do curso; às 20h30min - palestra O lazer e a Educação Física escolar, Profª. Anette Ribeiro da Gama ; às 21h, apresentação do grupo de Ginástica, sob a supervisão da professora Gislane Leitão.  No dia 25/04, às 18h30min, Aulão de Treinamento Funcional, com o Prof. Joelson Pessanha de Azevedo Junior.

* Curso de Licenciatura em Letras. Dia 26 de abril, às 18h30min, aula inaugural Do lado de lá: literatura brasileira em solo italiano - Profª. Analice de Oliveira Martins. Além desta atividade, o Centro Acadêmico Rita Maia (CARIM) realizou atividades diversas, voltadas para os alunos ingressantes.

* Curso de Licenciatura em Teatro. Terça e quinta-feira (24 e 26 de abril, respectivamente), das 14h às 17h30min, acolhida aos alunos no CENACAM (Centro de Arte e Cultura Anoeli Maciel). Nos demais dias, nos dois turnos de aulas do curso (tarde e noite), estudantes e professores da Licenciatura em Teatro participaram ativamente da 1.ª Semana de Arte da Vila, na Casa de Cultura Vila Maria, com atividades que compreenderam: oficinas, performances, exposições, intervenções, esquetes e apresentações teatrais.  O objetivo da Semana de Arte foi integrar a comunidade artística, o público e o IFFluminense na pluralidade da sua atuação na formação docente.

*Curso de Licenciatura em Matemática. Dia 21 de junho, às 18h30min, aula inaugural Saberes de Matemática para o ensino na Escola Básica: de que Matemática e para que escola?, ministrada pelo professor Victor Augusto Giraldo, da UFRJ, no auditório Reginaldo Rangel. Participaram deste momento alunos, professores, coordenação do curso e diretoria de ensino dos cursos de licenciatura.