Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Eventos organizados pelos alunos dos 8º. períodos dos Cursos de Licenciatura

Eventos organizados pelos alunos dos 8º. períodos dos Cursos de Licenciatura

Os alunos do 8º. período dos Cursos de Licenciatura em  Ciências da Natureza, Letras e Geografia participaram, no âmbito das disciplinas: "Diálogos com a Escola-Campo IV e Prática Pedagógica VIII", da Organização de Seminários e de Mesas Redondas com as seguintes temáticas: "A tecnologia no contexto da sala de aula", "Existência e resistência: olhares sobre a EJA", "Narrativas e experiências sobre a deficiência visual: desafios da educação inclusiva" e Seminário - "Vivências no campo de estágio" .

A primeira mesa redonda aconteceu no dia 11 de julho de 2018, no Auditório Reginaldo Rangel e teve como tema:" A tecnologia no contexto da sala de aula" . A mesma teve a  participação dos professores convidados do campus Campos Centro: Sílvia Cristina Freitas Batista e Larissa Brum e do campus Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto. Esta foi organizada pela professora da disciplina Prática Pedagógica VIII, Marlúcia Cereja de Alencar e pelos alunos do 8º. período do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: ciências e biologia, ciências e física e ciências e química.

Na sequência, ocorreu a mesa redonda sobre a "Existência e resistência: olhares sobre a EJA", no dia 17 de julho de 2018, no Auditório Cristina Bastos, em que foram propostos debates sobre: A adequação da aula da Eja pela Profª. Ana Lúcia Poltronieri; Experiência na EJA pela Profª. Simone Souto, ambas do campus Campos Centro; Autoria escolar e permanência: relações possíveis na EJA pela Profª. Karine Castelano, da UENF e O Proeja e a ideia do "inédito viável, de Paulo Freire pelo Prof. Gerson Tavares, da UENF.

Já no dia 08 de agosto de 2018, aconteceu na Sala do Multimídia 2, o Seminário "Vivências no campo de estágio". Este foi proposto e ministrado pelos alunos do 8º. período do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: ciências e biologia, ciências e física e ciências e química, sob a supervisão da Professora de Prática Pedagógica VIII, Marlúcia Cereja de Alencar.

A última atividade foi proposta pelos alunos do 8º. período do Curso de Licenciatura em Geografia e pela Profª. de Prática Pedagógica VIII, Christiane Menezes sobre: "Narrativas e experiências sobre a deficiência visual: desafios da educação inclusiva" e teve como convidada a Profª. Maria da Glória de Souza Almeida, do Instituto Benjamin Constant.

Para a Profª. Kennya Ferreira, da disciplina Diálogos com a escola campo IV, foi um debate repleto de trocas e discussões frutíferas para educação como um todo e, principalmente, para os licenciandos do curso de Letras, uma vez que foi esclarecido e abordado assuntos que não são discutidos diariamente na ementa curricular do curso.

Clique aqui para visualizar mais fotos do evento.