Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Oportunidade e gratidão: vivências de Lucas Siqueira

Oportunidade e gratidão: vivências de Lucas Siqueira

E o ano de 2021 chegou trazendo uma mensagem que trouxe muita, muita alegria a todas nós da Diretoria de Ensino Superior dos Cursos de Licenciatura do campus Campos Centro. Ei-la:

"[...] agradecer ao pessoal da DIRLIC.
Lembra do projeto da bolsa? Há algumas semanas fui convidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul pra fazer um sistema pra eles. Fazer um novo moodle pra eles.
Queria agradecer MUITO, pq se não fosse a bolsa, eu não teria entrado nesse mercado, e nem tivesse conhecido a linguagem que trabalho.
Esse ano de 2020, me proporcionou várias coisas.
[...]
- Fui reconhecido como um dos 38 programadores de 2020, pela Globo.
- Ganhei desafios e kits da Locaweb, Globo, e Github, por ajudar em alguns projetos dessas empresas e na Locaweb vencer alguns desafios deles.
- Fui convidado e contratado pela UFRGS a fazer o novo moodle pra uso da faculdade e posterior distribuição, dando aulas e ensinando outros bolsistas.
[...]
- Fui indicado a concorrer como um dos profissionais do ano pela Tec Mundo. Prêmio de profissional do ano e projeto social do ano.
- Fui indicado a representar o estado do Rio em um evento mundial, na IBM (infelizmente na época não consegui uma colocação tão boa, mas mesmo assim tive muito reconhecimento).
E esse ano de 2021 vou começar a fazer cursos e pensando em fazer algumas palestras pra ensinar outros e agregar na tecnologia.
Saiba que sem vocês, e sem a oportunidade QUE VOCÊS me deram, nada disso teria acontecido.
Saiba que vocês são responsáveis por causa da oportunidade que deram a um aluno. Até hoje colho frutos do sistema, mesmo que ele, na época, ficou com alguns bugs e uns errinhos no sistema :/
Hoje a qualidade é outra hahhahahah
Só queria dizer, que por meio da educação, vocês mudaram a vida de um aluno drasticamente. Sempre que puderem, deem a oportunidade pra alguém, porque eu me achei por causa dela ❤️
Se puder, manda pro pessoal da DIRLIC. 2020 teve suas glórias também. Feliz 2021 e muito obrigado \o/".

Lucas Siqueira Fernandes, aluno do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do campus Campos Centro, atuou como Bolsista no Projeto “Sistema via Web nos Cursos de Licenciatura: apoio aos registros das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA)”. O Projeto teve, como gerente, a Pedagoga Édina Maria Barreto Lacerda Gomes e, como Supervisora, a Professora Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto.

O referido Projeto originou da necessidade identificada nos trabalhos desenvolvidos pelo NAPP (Núcleo de Apoio à Prática Profissional)/DIRLIC, com vistas ao registro/anexação digital de documentos de ATPA pelos licenciandos, para contabilização de horas. Faz-se também como canal de 'tira dúvidas' relacionadas ao Sistema e/ou (re)distribuição de horas.

O Projeto* foi construído a partir do trabalho colaborativo proposto por Kennya Ferreira Silva Miranda, então professora dos Cursos de Licenciatura e aluna do Mestrado Profissional Ensino e suas Tecnologias, do IFF do campus Campos Centro, sob orientação das professoras Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto e Arilise Moraes de Almeida Lopes.

O Sistema de Registro de ATPA foi o produto final da pesquisa realizada pela hoje mestra - Kennya Ferreira - e é um exemplo animador da parceria entre diferentes cursos e níveis de ensino, uma das muitas possibilidades que os Institutos Federais representam.  

Nesse contexto, destacamos a Lei 11.892/2008 que criou os 38 Institutos Federais, a qual garante/prevê a destinação de 20% das vagas para Cursos de Licenciatura e preconiza a verticalização do ensino, bem como traz muitas finalidades sociais claramente definidas.

As conquistas de Lucas fazem parte dos muitos frutos desse grandioso Projeto de Educação Pública que são os Institutos!

Que linda a atitude de Lucas em "voltar" para agradecer! A GRATIDÃO indica nobreza de caráter, para além do ganho cognitivo e profissional que teve.

Que as oportunidades continuem a aparecer em sua vida, Lucas, e você tenha sabedoria e condições favoráveis para bem aproveitá-las, em prol de você mesmo, de sua família  e do povo brasileiro.

Ressaltamos, também, a palavra OPORTUNIDADE. Por sabermos que houve e haverá muitas 'sementes Lucas' esperando a oportunidade que o solo fértil da Educação Pública pode - e deve - fazer germinar é que estamos aqui, dando e fazendo o nosso melhor.

Assim como para Lucas, a EDUCAÇÃO contribua para "mudar drasticamente" a vida das pessoas.


Legenda: *Projeto aprovado, via Edital N.º 19, de 25/09/2018.