Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / Uma conversa com António Nóvoa

Uma conversa com António Nóvoa

António Nóvoa - educação - formação de professores

Um grupo de alunos de cursos de licenciatura do campus Campos Centro participaram, no dia 29 de junho, de "Uma Conversa com António Nóvoa", na UFRJ, campus Fundão. Foram acompanhados pela pedagoga Edina Maria Barreto Lacerda (DIRLIC) e pelo professor José Luís Boldo (Coordenador Adjunto do Curso de Ciências da Natureza-Licenciatura em Física).

O professor português António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea, é um dos principais pensadores contemporâneos da educação. Está passando um tempo no Brasil, participando de eventos na área educacional, compartilhando saberes com a comunidade acadêmica brasileira.

Conhecimentos necessários ao professor; identidade profissional; o lugar do trabalho docente; locus da produção da profissão docente; papel e responsabilidade da universidade na formação do professor; educação compensatória x educação continuada; construção do percurso formativo pelo aluno; estágio na formação de professores com residência:  temas que nortearam a "Conversa" com o professor.

Segundo a pedagoga Edina, foram momentos de conversa rica, profícua, seguidos de muitos minutos ininterruptos de aplausos.  Que venham mais boas "Conversas" como esta!