Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Visita Técnica - Museu Interativo de Matemática

Visita Técnica - Museu Interativo de Matemática

Alunos da Licenciatura em Matemática estiveram presentes no campus Macaé do IFFluminense na última sexta-feira, 02 de junho, para conhecer o Museu Interativo Itinerante de Educação Matemática, do Laboratório de Ensino de Geometria - LEGI -, da Universidade Federal Fluminense – UFF, sob a coordenação científica da professora Ana Maria M. R. Kaleff.

O projeto do Museu visa à democratização e popularização da Matemática.  Nele, encontram-se diversos artefatos modeladores de situações matemáticas para serem manipulados pelo público, tais como: jogos de encaixe e quebra-cabeças, planos e espaciais; ábacos; maquetes representando superfícies e sólidos geométricos; aparelhos de medição de comprimento e de área; teodolitos artesanais; jogos de espelhos para o estudo de simetria; jogos de luz e sombras para o estudo de perspectiva e de curvas cônicas, alguns desses apresentados também em ambiente virtual. Faz parte da mostra, ainda, a coleção especial de atividades "Vendo com as Mãos", voltada a alunos com deficiência visual.

A mostra foi realizada no período de 31 de maio a 02 de junho de 2017.  Os alunos do campus Campos Centro estiveram acompanhados pelas professoras Lívia Azelman de Faria Abreu e Juliana S. B. Chagas Ventura.  Registramos algumas impressões dos alunos acerca da visita:

“Muito interessante!”

“O material concreto desperta o interesse dos alunos.”

“Materiais criativos e interessantes que servem de motivação para os alunos.”

“A Matemática apresentada de forma simples, criativa e inclusiva.”

“Aprendi mais sobre a Matemática inclusiva.”

“A Matemática está em tudo.”

“A Matemática inclusiva é um método facilitador para o ensino.”

“Não achei muito proveitoso pois não teve guia para acompanhar os estudantes e explicar todos os materiais. Seria melhor se fosse proposta alguma atividade exploratória.”

“Todo professor precisa conhecer a matemática inclusiva.”

“Inspirador.”

“O projeto tem um enorme valor para o professor de Matemática. Ele nos inspira a colocar em prática ideias que podem ser forte aliado no processo de ensino e aprendizagem de Matemática tanto para alunos videntes como para aqueles com deficiência visual.”

Para visualizar as fotos da Visita, clique aqui