Você está aqui: Página Inicial / LIFE / LIFE implementado no IFFluminense- campus Campos Centro

LIFE implementado no IFFluminense- campus Campos Centro


Aprovada a participação do IFFluminense campus Campos-Centro/Dirlic no Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE -, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), após seleção do Projeto enviado, realizada nos termos do Edital n.º 67/2013, publicado no Diário Oficial da União, datado 23 de setembro de 2013, Seção 3, página 31.

O Programa LIFE, desenvolvido por alunos e professores dos Cursos Superiores de Licenciatura em: Ciências da Natureza: Ciências e Biologia, Ciências e Física, Ciências e Química; Geografia; Matemática; Letras - Português e Literaturas; Educação Física e Teatro, do IFFluminense campus Campos-Centro, apresenta os seguintes referenciais:

  1. O entendimento de que o estudo da Ciência deve refletir sua natureza dinâmica, articulada, histórica e acima de tudo não neutra.

  2. As exigências do mundo de hoje decorrentes dos avanços da Ciência e das Tecnologias.

  3. Os aspectos legais.

  4. Os Parâmetros Curriculares, numa perspectiva de construir referenciais nacionais comuns sem, contudo, deixar de reconhecer a necessidade de se respeitarem as diversidades regionais, políticas e culturais existentes.

  5. A dimensão da transversalidade dos saberes que envolvem os campos de conhecimentos supracitados, marca do ideário pedagógico contemporâneo.


LIFE, no IFFluminense campus Campos-Centro, busca contribuir para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica por meio do desenvolvimento de metodologias inovadoras, da elaboração de materiais didáticos, da utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), e atua em uma perspectiva interdisciplinar, significativa e, consequentemente, contextualizada na prática social da população a ser atendida.