Você está aqui: Página Inicial / Programas e Projetos / Programas / Residência Pedagógica / APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) faz parte do conjunto de ações da Política Nacional de Formação de Professores. Em 2018, foi lançado o primeiro edital para selecionar Instituições de Ensino Superior (IES) para integrarem o PRP. O Programa disponibiliza bolsas para professores da IES participante (coordenador institucional e docentes orientadores), professores de escolas de Educação Básica parceiras (preceptores) e alunos de cursos de licenciatura (residentes).

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes que compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Segundo o Edital Nº. 01/2020 (BRASIL), o principal objetivo do PRP é "induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso”.