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Apresentação

 

ÁREA: Linguística, Letras e Arte

CURSO: Licenciatura em Teatro

Licenciados aptos ao exercício da docência de Teatro do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.

TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO: 08 semestres letivos (4 anos)

LOCAL DE OFERTA: campus Campos Centro

COORDENAÇÃO: 

* Professora Me. Raquel Fernandes - Coordenadora Acadêmica

* Professora                                                          - Coordenadora Adjunta

CONCEPÇÃO, ESTRUTURA E PROPOSTA DO CURSO

O curso de Licenciatura em Teatro pretende formar profissionais para exercer a função de professor no âmbito do Teatro. Para o alcance desse objetivo, a concepção de conhecimentos contempla os saberes essenciais dos pilares da educação, quais sejam: o Saber, conhecimento que envolve tanto o âmbito específico quanto o integrador, dos conteúdos de formação; o Saber ser, que orienta a construção do indivíduo a partir de princípios éticos e humanísticos (democracia, justiça, diálogo, sensibilidade, solidariedade, respeito à diversidade, comprometimento entre outros); o Saber pensar, com a proposta de realizar a construção do conhecimento a partir da contextualização, problematização, crítica, questionamento e reflexão permanente sobre a prática e, por último, o Saber intervir, dispondo um currículo construído a partir das vivências experimentadas nas quais se pensa transformando a própria prática, propondo soluções, atuando crítica e criativamente.

Na perspectiva de favorecer a formação de um professor de teatro, pautado nos saberes - finalidades, noções, conceitos - e no saber-fazer teatro - métodos, técnicas e procedimentos, os componentes curriculares são centrados no artístico-estético-pedagógico, ou seja, na formação de um professor capaz de possibilitar tanto uma aula sobre teatro quanto uma aula em teatro.

As abordagens metodológicas são realizadas a partir dos jogos de improvisação, e a Pedagogia do Teatro/Teatro-Educação tende a investigar a complexidade da sua prática pedagógica no que tange a condições do processo do fazer teatral mediante a problemática da espacialidade, técnicas, criação (artístico-estético-pedagógica) no intuito de possibilitar a elaboração de um processo de criação cênica a partir da linguagem teatral - encenação, dramaturgia, atuação, cenografia, indumentária, sonoplastia, música, iluminação - como área de conhecimento.

A proposta curricular contempla atividades teórico-práticas que se desenvolvem em componentes curriculares denominados por Oficinas e Laboratórios de Ensino e Aprendizagem em Teatro (LEAT), espaços concretos para a interdisciplinaridade e os cruzamentos epistemológicos.

 PERFIL PROFISSIONAL

As competências desenvolvidas devem instrumentalizar o licenciado em Teatro a:

  • atuar nos processos de educação (formais e não formais)  e na investigação de novas técnicas, metodologias de trabalho, linguagens e propostas estéticas.
  • articular os múltiplos saberes necessários à demanda do seu exercício profissional, inclusive aqueles advindos de suas vivências anteriores e extraescolares, bem como do contexto social de seus discentes.
  • elaborar e analisar materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros.
  • realizar pesquisas em ensino da Arte Teatral, bem como coordenação e supervisão de equipes de trabalho.