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ECS - Estágio Curricular Supervisionado

Correquisito do componente curricular Diálogos com a Escola Campo/Prática Pedagógica. O ECS (Dimensão/Saberes da Prática Profissional dos Cursos de Licenciatura) é de natureza obrigatória e não remunerada, desenvolvido do 5.° ao 8.° período, em consonância com o Plano de Atividades de Estágio (PAE), totalizando, no mínimo, 400 (quatrocentas) horas desenvolvidas em Instituições parceiras da Educação Básica (2.º segmento do Ensino Fundamental e Cursos de Nível Médio).
PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO - PAE -
Planejamento às atividades a serem desenvolvidas pelo licenciando no campo de Estágio Curricular Supervisionado, em espaços formais e não formais, a partir de temáticas fundamentadas no componente correquisito Diálogos com a Escola-Campo/Prática Pedagógica, na perspectiva de (a) dinamizar e retroalimentar as aprendizagens fomentadoras ao itinerário formativo dos licenciandos, (b) corroborar com o processo educacional nas Instituições concedentes.
CONVÊNIO - CAMPO DE ESTÁGIO
Convênio firmado entre IFFluminense 'campus' Campos Centro e Instituições públicas e privadas dar-se-á mediante celebração entre as partes promotora e parceira-concedente, via Termo de Compromisso ou Termo Aditivo (enquanto ensino presencial) ou Termo de Aceite (enquanto ensino remoto), com vistas ao desenvolvimento de atividades de Estágio Curricular Supervisionado pelo licenciando, conforme o Plano de Atividades de Estágio (PAE).
ORIENTAÇÕES - CAMPO DE ESTÁGIO
APROVEITAMENTO DE CARGA HORÁRIA
Modalidades presencial e 'online'. Para o Estágio Curricular Supervisionado, quando na área de formação: (a) experiência docente ou (b) experiência de docência (monitoria/tutoria).
FORMULÁRIOS DE REGISTROS - Campo de Estágio
OBS.: alteração do cabeçalho em 18 maio 2021.
RELATÓRIOS: modelos estruturais => do 5.º ao 8.º período
Na perspectiva de contribuir na construção dos Relatórios dos componentes Estágios Curriculares Supervisionados I, II, III e IV (5.º ao 8.º período), as Professoras Edalma Ferreira Paes e Marlúcia Cereja de Alencar, juntamente com o NAPP, sugerem modelos estruturais dos mesmos, quando na MODALIDADE PRESENCIAL.
PLANO DE AULA
Na perspectiva de contribuir na elaboração do Plano de Aula/Campo de Estágio, o NAPP / DIRLIC sugere modelo para as MODALIDADES PRESENCIAL ou 'ONLINE'.