Ementas Licenciatura em Matemática da Matriz atualizada em 2009
Álgebra II
Relações. Relações de Equivalência. Relação de Ordem. Operações. Lei de Composição Interna. Estruturas Algébricas.
Álgebra II
Homomorfismos e Isomorfismos de Grupos. Subgrupos. Anéis. Corpos.
Álgebra Linear I
Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares.
Álgebra Linear II
Espaços e subespaços vetoriais. Base e Dimensão. Transformações lineares. Autovalores e Autovetores.
Análise Matemática
Números reais. Seqüências. Séries. Funções. Limites. Continuidade. Seqüências e séries de funções.
Cálculo Diferencial e Integral I
Limites: propriedades e continuidade. Derivadas: definição, regras de derivação, aplicações.
Cálculo Diferencial e Integral II
Derivação Implícita. Taxas Relacionadas. Estudo dos gráficos de funções. Problemas de otimização. Regra de L' Hospital. Diferencial.
Cálculo Diferencial e Integral III
Integrais indefinidas. Equações diferenciais. Integrais definidas. Áreas. Volumes.
Cálculo Diferencial e Integral IV
Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Máximos e mínimos. Multiplicadores de Lagrange. Ajustamento de pontos a uma curva.
Cálculo Numérico e Métodos Computacionais
Equações Algébricas e transcendentais. Sistemas lineares: Métodos diretos e iterativos. Interpolação e Ajuste de curvas. Integração Numérica.
Construções Geométricas e Geometria Descritiva I
Noções e Proposições Primitivas. Semi-Reta e Segmento de Reta. Ângulo. Paralelismo e Perpendicularidade. Lugares Geométricos. Triângulos. Quadriláteros. Circunferência. Expressões Algébricas. Áreas.
Construções Geométricas e Geometria Descritiva II
Transformações geométricas. Noções de Geometria descritiva. Geometria de Posição: Conceitos primitivos e postulados. Paralelismo e perpendicularidade no espaço. Diedros e triedros.
Contexto da Aula: Organização e Gestão de Ambientes de Aprendizagem de Matemática
Teorias da Educação Matemática. Abordagens didático.pedagógicas no ensino de Matemática.
Contexto da Instituição Escolar I: Produção e Gestão do Conhecimento
O homem e o saber científico; A relação entre a ciência, tecnologia, o conhecimento e o senso comum; A ciência e a tecnologia na contemporaneidade; O processo criativo e o saber; O ato de estudar e a relação dialógica; A organização dos estudos; O princípio educativo e científico da pesquisa. A pesquisa na formação do professor; O processo de construção do trabalho científico; O trabalho monográfico.
Contexto da Instituição Escolar II: Organização e Gestão Pedagógica da Escola
Problemas de definições: conceitos de administração e gestão. A cultura da organização escolar. Normas legais referentes à organização e gestão escolar numa leitura crítica. O planejamento escolar e o Projeto Pedagógico curricular. Avaliação educacional.
Contexto Social I: Educação, Trabalho e Tecnologias
A educação brasileira em uma perspectiva histórica; o mundo do trabalho, suas metamorfoses no século XX e a organização do trabalho escolar; a revolução da tecnologia da informação e a cultura digital; mediação pedagógica: da tecnologia educacional à comunicação educativa.
Contexto Social II: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
A psicologia como ciência; as escolas de psicologia; o desenvolvimento humano; as teorias da aprendizagem; a interação entre aprendizado e desenvolvimento; o desenvolvimento da inteligência.
Contexto Social III: Educação no Brasil numa Leitura Sóciopolítica
O estudo da presente disciplina versará sobre questões educacionais, associando-as à base econômica, às relações de poder e nas relações sociais gerais da história brasileira e da Educação Brasileira, ao longo do século XX, buscando demonstrar no contexto dos embates do industrialismo/democracia/autoritarismo, como a visão educacional vem sendo afetada e traduzida nas políticas educacionais, tanto quanto presentes nas Constituições brasileiras.
Tratando-se, portanto, de uma análise da Educação anos seus aspectos político-ideológicos que conformam a contemporaneidade brasileira.
A fundamentação teórico-conceitual quanto ao Estado, Política, Sociedade e Educação, terá como matriz o pensamento gramsciniano original e de seus estudos e releituras contemporâneas sobre o tema.
Educação Matemática e Tecnologias
O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação. Políticas públicas para Informática Educativa. Softwares Educacionais para auxiliar a construção de conhecimentos matemáticos (planilha de cálculo, plotadores gráficos, softwares geometria dinâmica, software de computação algébrica, entre outros). Avaliação de Softwares Educacionais. A Internet como tecnologia para construção de conhecimentos.
Física I
Introdução à Física. Os Fundamentos da Cinemática. O Movimento Uniforme. O Movimento Uniformemente Variado. Iniciação ao Estudo dos Vetores. Movimento Circular Uniforme. As Leis de Newton e suas Aplicações. Trabalho Mecânico e Potência. Energia.
Física II
Impulso, Quantidade de Movimento e Colisões. Estática dos Sólidos. Hidrostática. Gravitação Universal. Termometria. Dilatação dos Sólidos e dos Líquidos.
Física III
Potencial Elétrico. Capacitores e Dielétricos. Corrente e Resistência Elétrica. Os Princípios da Óptica Geométrica. Reflexão e Espelhos.
Fundamentos de Matemática Elementar I
Funções. Função Constante. Função Afim. Função Quadrática. Funções definidas por várias sentenças. Função modular.
Fundamentos de Matemática Elementar II
Tipos de funções. Função Polinomial do 3º grau. Função Racional. Função Máximo Inteiro. Função Exponencial. Logaritmos. Função Logarítmica.
Fundamentos de Matemática Elementar III
Sequências. Progressões Aritméticas. Progressões Geométricas. Trigonometria.
Fundamentos de Matemática Elementar IV
Números Complexos. Polinômios. Equações Polinomiais.
Geometria I
Triângulos. Quadriláteros. Pontos Notáveis de um Triângulo. Polígonos. Circunferência e Círculo.
Geometria II
Ângulos na Circunferência. Teorema de Tales. Semelhança. Triângulos Retângulos. Triângulos Quaisquer. Polígonos Regulares. Áreas.
Geometria III
Poliedros. Prismas. Cilindros. Pirâmides.
Geometria IV
Cone. Esfera. Sólidos Semelhantes e Troncos. Inscrição e Circunscrição de Sólidos. Superfícies e sólidos de Revolução.
Geometria Analítica I
Vetores no Plano. Reta no IR2. Circunferência no IR2.
Geometria Analítica II
Elipse. Hipérbole. Parábola. Coordenadas Polares: Equações de retas e cônicas em coordenadas polares.
Geometria Analítica III
Vetores no espaço. Plano. Reta no IR³. Superfícies quádricas
Introdução à História da Matemática
Os Sistemas de Numeração. A Matemática Babilônica e a Matemática Egípcia. A Matemática Pitagórica. Os três Problemas Clássicos. Os Elementos de Euclides. Descartes e a Geometria Analítica. O Cálculo e conceitos relacionados. As Estruturas Algébricas.
Introdução à Estatística
População e Amostra; Distribuição de Freqüência; Análise das séries temporais;Teoria elementar da Amostragem;Medidas de centralização, medidas de dispersão;Medidas de assimetria e de curtose;Teoria da Estimação;Variáveis Aleatórias;As distribuições de variáveis discretas: Binomiais, de Poisson e Hipergeométrica;As distribuições de variáveis contínuas: a distribuição Normal;Distribuições com duas variáveis Aleatórias;Intervalo de Confiança;Teste de Hipóteses
Introdução às Equações Diferenciais
Definição e classificação. Equações diferenciais de primeira ordem e aplicações. Transformada de Laplace.
Introdução às Geometrias Não Euclidianas
Euclides e sua obra. Postulados de Euclides. Tentativas de demonstração dos postulados das paralelas. Descoberta de novas geometrias. Modelos planos, postulados, conceitos de ponto e reta das Geometrias Esférica e Hiperbólica. Quadrilátero de Saccheri e Lambert. Soma dos ângulos internos de um triângulo na Geometria Esférica e Hiperbólica.
Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I (LEAMAT I)
A ementa é flexível e está condicionada aos temas selecionados para os projetos desta disciplina de acordo com as escolhas dos diversos grupos de professores em formação.
Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática II (LEAMAT II)
A ementa é flexível e está condicionada aos temas selecionados para os projetos desta disciplina de acordo com as escolhas dos diversos grupos de professores em formação.
Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática III (LEAMAT III)
A ementa é flexível e está condicionada aos temas selecionados para os projetos desta disciplina de acordo com as escolhas dos diversos grupos de professores em formação.
Lógica Matemática
Termos, Enunciados e Proposições. Quantificadores. Juntores. Enunciados Primos e Compostos. Tabela Verdade de Enunciados Compostos. Tautologias, Contingências e Contradições. Equivalência e Implicação Tautológica. Regras de Dedução. Métodos de Prova.
Matemática no Currículo da Educação Básica
Resolução de problemas. Etnomatemática. Modelagem matemática. Análise de livros didáticos.
Pensamento Combinatório e Probabilidade
Análise Combinatória. Binômio de Newton. Probabilidade.
Português Instrumental I
Tipologia textual. conteúdo, linguagem e estrutura de textos (literários e não.literários) narrativos, descritivos e dissertativos. Redação técnica e científica: oficial (correspondências e documentos), relatório para fins acadêmicos, resumo, resenha, curriculum vitae. Estudo de vocabulário.
Português Instrumental II
Linguagem e argumentação. Lógica e discurso. O texto e a sua estrutura. A organização micro e macroestrutural do texto: coesão e coerência. Formulação da introdução, do desenvolvimento e da conclusão textual. Revisão de noções gramaticais básicas: concordância e regência (nominal e verbal) e pontuação. Elaboração de textos dissertativos com linguagem aplicada à Matemática.
Prática Pedagógica I
Educação e prática educativa. As concepções Pedagógicas da Educação. O espaço social da instituição escolar. O espaço institucional e o professor: democracia e as relações de poder; a organização e a gestão do trabalho escolar numa perspectiva participativa.
Prática Pedagógica II
Eixo temático: Profissão Magistério (saberes docente) – A Profissão Magistério: Profissão X Profissionalismo, saberes docentes, competências profissionais.
Prática Pedagógica III
Organização do Conhecimento Escolar: A Origem do Conhecimento Disciplinar; Abordagem Interdisciplinar e a Transversalidade. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental: blocos Temáticos; orientação didática. Elaboração de Projetos Interdisciplinares.
Prática Pedagógica IV
LDB: análise e crítica; Educação Inclusiva princípios e aspectos Legais; Educação de jovens e adultos; Portadores de necessidades especiais; Educação do campo;
Prática Pedagógica V
Organização social da classe, Organização dos conteúdos, Plano de Ação, Livro Didático, Avaliação da Aprendizagem.
Prática Pedagógica VI
Plano de Ação para o Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Material Didático-Pedagógico: critérios para seleção e utilização. Projetos Interdisciplinares.
Prática Pedagógica VII
A prática docente: Novas exigências educacionais na prática docente. Organização de experiências em situações diferenciadas. Professores reflexivos.
Tópicos Especiais em Educação Matemática
Reflexões sobre a ação pedagógica. A avaliação na prática educativa. Estudo de temas: conceitos e metodologia. A Pesquisa em Educação Matemática.