Você está aqui: Página Inicial / Cursos

Cursos de Licenciatura

Os Cursos Superiores das Licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos-Centro partilham saberes, experiências, projetos que enriquecem o nosso cotidiano, em especial a prática da docência - objeto e razão de ser dos Cursos de Licenciatura -.

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (em 1932) se referiu ao exercício do magistério como “O espírito novo, o gosto da crítica e do debate e a consciência da necessidade de um aperfeiçoamento constante”. Portanto, são estabelecidas pontes de dialeticidade que permitem um diálogo rico, com gente que assumidamente aprecia o bom “debate” e cuja formação continuada depende da prática profissional e das diversas intervenções que se verificam no interior e no entorno da instituição escolar.

Reafirmam-se compromissos históricos da construção da profissão docente!

A necessidade de ter “o outro conosco” nesse percurso é impar, impressa em nosso DNA! Necessitamos dessa ENERGIA que nos move, que nos impulsiona, como nos assegura o Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química-.

A forma como conhecemos e concebemos o ESPAÇO em que nos movemos, assim como as relações que aí estabelecemos entre nós e com o ambiente é o que nos humaniza, nos faz criaturas melhores, conforme nos orienta o Curso de Licenciatura em Geografia.

As questões de ordem prática, referentes à vida profissional, trazem, na sua essência, o compromisso de “cada um consigo mesmo” e “com o outro”.  Porque aprender não é VERBO que se conjugue sozinho, como bem sabe o Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas.

Do indefinível PRODUTO final de tantas interações, pela busca constante de processos de inclusão, de ensino e de aprendizagens significativas, uma ideia mais uma ideia, quantas ideias geram? Certamente, muito mais que duas, como nos demonstra o Curso de Licenciatura em Matemática.

Conscientes estamos de que aprendemos sobre o caminho quando nos dispomos a andar por ele e o fazemos, preferencialmente, acompanhados, certos de que as trocas que formos capazes de estabelecer, solidificam o nosso destino e interferem nos destinos da humanidade inteira.

O aprendizado que adquirimos é tão mais grandioso quanto maior a nossa capacidade de usá-lo como trampolim para aprendizados outros, frutos do nosso empenho, da nossa busca incessante para ir além.  Tal busca nos remete a descortinar novos horizontes para a EDUCAÇÃO DO NOSSO TEMPO.  Às inúmeras possibilidades que vislumbramos - e realizamos - vêm somar-se, no 2.° semestre do ano letivo de 2015, novos Cursos: Licenciatura em Educação Física e Licenciatura em Teatro

Ratificamos, a cada dia, nossa condição de incompletude, inacabados que somos. Tal constatação nos predispõe a retoques incontáveis, que nos revigoram o intelecto, a vida, o conhecimento...  Que estruturam em nós, a cada dia, um espírito novo, capaz de deslumbramentos com o cotidiano que nos conduzem - e à nossa prática - a lugares e saberes inusitados.

Nas palavras de Adélia Prado: “De vez em quando Deus me tira a poesia. Olho pedra, vejo pedra mesmo”, assumimos a necessidade de nos assombrar com ‘objetos’, com ‘coisas’ e com ‘fatos’, aparentemente ‘banais’. Ressignificamos, assim, nosso estado de permanente desassossego diante do que parece comum, cotidiano.

PROFESSORES! Cultivemos o gosto pela partilha do nosso permanente desassossego, pois assim avançamos, (re)construímos, (re)alimentamos e (re)projetamos os ‘sonhos’, as ‘coisas’, os ‘fatos’.

Maria Virginia Claudino Ribeiro de Cerqueira

Conceição de Maria Campinho Rabello Corte Real