Mostra de licenciandos em Geografia movimenta o início de Abril
E o início de abril chegou, para os cursos de licenciatura do Campus Campos Centro, com uma apresentação de trabalhos que fecha o semestre letivo 2025.2 com talento, saberes e criatividade.
Na última segunda-feira, 06 de abril, foi assim. Estudantes do 4º período do Curso de Licenciatura em Geografia presentearam quem passava pelos corredores do Bloco A do campus com uma Mostra de trabalhos, elaborados na finalização do componente curricular Geografia Regional. Segundo o professor Gustavo Siqueira, responsável pelo componente curricular mencionado, o objetivo do trabalho foi articular os saberes da Geografia Regional com conhecimentos adquiridos no componente Cartografia (já cursado pelos estudantes em semestre anterior), baseado no entendimento de que é preciso cada vez mais buscar essa integração, abrir e sair das "gavetas" (da fragmentação de saberes).
O resultado foi maravilhoso, acrescenta o professor. Foram elaborados sete trabalhos, apresentados no formato banner, nos quais os estudantes construíram nos mapas regiões (identificadas por eles) com atividades econômicas, culturais, questões salarias, educacionais e de violência.
Segue uma pequena síntese dos trabalhos, para deixar com saudades quem assistiu à apresentação e, com curiosidade, quem perdeu. Os mapas retratavam:
I. Região da produção agrícola de commodities: soja, arroz e milho;
II. Região brasileira da produção de abacaxi;
III. Regiões de violência contra as mulheres no Estado do Rio de Janeiro;
IV. Mapa do Rio de Janeiro, por município, com a média salarial dos professores da Educação Básica;
V. A região em que se localizam as licenciaturas no município de Campos dos Goytacazes, o "polígono das licenciaturas", construído a partir de imagens de satélites;
VI. Regiões de concentração de escolas de samba do Rio de Janeiro;
VII. Regiões nas quais se desenvolve a produção de petróleo.
Quem assistiu à apresentação pode identificar, de forma visual: regiões em que se desenvolvem atividades econômicas, culturais; questões salariais, educacionais; violência. Um sucesso!!!! Parabéns ao professor Gustavo e estudantes!!!! Momentos como este nos inspiram e impulsionam!
