Você está aqui: Página Inicial / Notícias / VII Semana das Licenciaturas

VII Semana das Licenciaturas

A Semana das Licenciaturas chega a sétima edição neste ano, com o tema "O mundo que queremos, a escola que fazemos: diálogos entre licenciaturas e Educação Básica". 

Durante três dias, que vão de 24 a 26 de outubro, serão realizadas atividades de diferentes formatos e contextos tendo, como objetivo principal, a interlocução entre licenciaturas e Educação Básica. Haverá manifestações artísticas, palestras, mesa redonda, roda de conversa, apresentação de trabalhos (formatos: pôster e comunicação oral), compartilhamento de experiências de ensino e aprendizagem que têm sido bem-sucedidas em escolas da Educação Básica (momentos nos quais o público presente poderá ouvir e dialogar com profissionais que atuam no cotidiano de escolas da região).        

Nesta Semana, de forma inovadora, uma parte do evento será realizada em escolas da região – definidas a partir da relação de escolas parceiras nos programas institucionais de iniciação à docência, PIBID e Residência Pedagógica –  favorecendo uma abertura dos muros do campus para um movimento no sentido contrário, não para receber, mas para ir ao encontro das comunidades acadêmicas dessas escolas em seu lócus.          

Na medida que a ênfase da VII SEMANA DAS LICENCIATURAS está no fortalecimento do diálogo necessário entre licenciaturas e Educação Básica, a formação inicial e a formação continuada de professores experimentam vivências, tempos e ambientes comuns, num espaço singular de compartilhamento de experiências e saberes. Para tanto, o tema “O mundo que queremos, a escola que fazemos: diálogos entre licenciaturas e Educação Básica” se desdobra nos seguintes eixos: 

1 -  Formação de professores na/para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

2 -  Educação de Jovens e Adultos (EJA), diversidade e inclusão nos currículos das licenciaturas e/ou nas práticas docentes

3 -  Tecnologias digitais e práticas docentes4 -  Formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica

Os trabalhos asubmetidos e aprovados serão publicados nos Anais da Essentia Editora sob o e-ISSN: 2596-0490

Para maiores informações, acesse: https://eventos.iff.edu.br/7semanadaslicenciaturas