Você está aqui: Página Inicial / Cursos / Licenciatura em Ciências da Natureza: Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química

ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

CURSO: Licenciatura em Ciências da Natureza - Ciências e Biologia,  Ciências e Física, Ciências e Química.

* Licenciados aptos ao exercício da docência de Ciências do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e de Biologia ou Física ou Química nos cursos de Nível Médio.

TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO: 08 semestres letivos (4 anos)

LOCAL DE OFERTA: campus Campos Centro

COORDENAÇÃO:

* Professora Mestre Sergiane Kellen Jacobsen Will - Coordenadora Acadêmica

* Professora Drª. Larissa Codeço Crespo - Coordenadora Adjunta da Licenciatura em Ciências da Natureza - Ciências e Química

* Professor Dr. José Luis Boldo - Coordenador Adjunto da Licenciatura em Ciências da Natureza - Ciências e Física

CONCEPÇÃO, ESTRUTURA E PROPOSTA DO CURSO:

A proposta do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química do campus Campos Centro do IFFluminense é baseada em pressupostos político-pedagógicos, tendo-se em vista uma perspectiva de construção do conhecimento baseada na valorização da contextualização da realidade social do estudante, bem como de seus conhecimentos. A estrutura  do Curso tem como finalidade desenvolver habilidades e competências que são fundamentais e necessárias ao exercício da docência no século XXI.

Nessa perspectiva, o Projeto Pedagógico do Curso prevê o desenvolvimento de ações integradoras que, além de dinamizarem a relação ensino e aprendizagem, promovem a autonomia reflexiva e a contextualização dos diversos saberes. Isto ocorre ao possibilitar a interação dos conhecimentos imprescindíveis à formação docente (conhecimentos específicos da área da formação e conhecimentos pedagógicos), que se fazem por meio de componentes curriculares como: Experimentação no Ensino de Ciências, Laboratórios de Ensino de Química Experimental, Projeto Integrador e Ambientes de Aprendizagem.

A Estrutura do curso se faz por dois Núcleos – Núcleo Comum e Núcleo Específico – de modo que os egressos de uma graduação tenham a oportunidade de obter as outras graduações oferecidas, sem perderem o diálogo imprescindível à garantia da unidade dos saberes que compõem a formação de docente na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A opção por uma das graduações é efetivada pelo cursista a partir do 4º. período quando, juntamente com as disciplinas do núcleo comum, são incluídas disciplinas que visam a aprofundar o conhecimento na área de interesse do licenciando.  A opção está condicionada ao número de vagas disponíveis e ao processo de seleção definido pelo IFFluminense, sendo assegurada ao aluno pelo menos uma das graduações propostas.

PERFIL PROFISSIONAL

O licenciado em Ciências da Natureza - Ciências e Biologia ou  licenciado em Ciências da Natureza - Ciências e Física ou licenciado em Ciências da Natureza - Ciências e Química deverá:

a. Compreender o processo histórico de construção do conhecimento bem como o seu significado para sociedade, a partir do entendimento da ciência e da tecnologia enquanto atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.

b. Estabelecer diálogo entre a área educacional, de ciências da natureza (física, química e biologia) e as demais áreas do conhecimento, bem como articular o processo de vivências de aprendizagem e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica.

c. Desenvolver metodologias adequadas à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas, especificamente na área de ciências da natureza.