Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / 9.º Encontro da Licenciatura em Ciências da Natureza

9.º Encontro da Licenciatura em Ciências da Natureza

Tendo como tema "REDEScobrir a ciência: velhos e novos desafios na licenciatura" foi realizado, no período de 23 a 25 de julho de 2019, no campus Campos Centro do IFFluminense, o 9.º Encontro da Licenciatura em Ciências da Natureza.

O Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza foi o primeiro curso de licenciatura implantado no IFFluminense, no ano 2000.  O 9.º Encontro marca o início das comemorações pelos 20 anos do Curso a serem completados em 2020.

Durante 9º. Encontro foram realizadas palestras, IFF Talk, exposição e concurso de logo comemorativa dos 20 anos do curso.  Totalizados 322 inscritos! 38 trabalhos enviados para as rodas de conversa, dos quais 36 foram aceitos e apresentados. Nos dois últimos dias do Encontro foram oferecidos 18 minicursos.

No encerramento, além da palestra houve premiação de trabalhos, premiação e divulgação da logo vencedora.  Maiores detalhes sobre o evento podem ser obtidos aqui

Para marcar o início das comemorações dos 20 anos do curso, no 1.º dia foram trazidos egressos do curso para falarem de sua experiência.  No último dia foi feita uma homenagem aos coordenadores do curso nesses 20 anos. Na oportunidade, assim falou o mestre de cerimônias:

"Do Espaço Raul Linhares ao Auditório Cristina Barros, passando pelos laboratórios e salas de aula, estivemos enREDAdos, partilhando saberes e experiências que possam nos auxiliar, de alguma forma, a propor e executar soluções viáveis e eficazes para aliar o avanço científico à melhoria da qualidade de vida de nossa sociedade. Nosso agradecimento a todos e todas que aqui estiveram, com seu saber, sua experiência, sua voz.  Aos que se fizeram presentes por meio de contribuições das mais diversas – nossos apoiadores – nosso muito obrigado!

Somos seres construtores de história.  Da nossa e dos que habitam o universo conosco, num determinado período do tempo.  O Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza é artífice da história da formação de professores em Campos dos Goytacazes desde o ano 2000.  Nesses quase 20 anos, muitos passaram por aqui, deixando sua contribuição, sua marca, seus fazeres.  Algumas dessas pessoas tomaram para si, por um breve ou longo tempo, a tarefa de articular talentos, trabalhos e energias em prol de um objetivo coletivo que inicia dentro dos muros do IFFluminense mas extrapola para espaços por vezes inimagináveis!...  Não só fazemos história, mas registramos seus dados na memória.  Esta memória se converte em gratidão, na noite de hoje, para os digníssimos professores e professoras que exerceram a tarefa de coordenadores do curso, desde a sua origem até os dias atuais.  É com grande honra, alegria e gratidão que chamamos ao palco e pedimos uma salva de palmas para: Rita de Cássia Daher Botelho (a professora Rita não pode comparecer, por motivos particulares.  Foi a primeira coordenadora do curso, além de ter feito parte da comissão de elaboração do projeto); Fabiola de Amerio Ney Silva; Rodrigo Maciel Lima; Gustavo Graciano Loureiro; Sarah da Silva Ferreira; José Luís Boldo; Sergiane Kellen Jacobsen Will; Larissa Codeço Crespo; Franz Viana Borges."

Para conferir as imagens do evento clique AQUI