Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Licenciaturas se destacam no ENADE 2017

Licenciaturas se destacam no ENADE 2017

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na manhã de hoje, 09 de outubro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017.  

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado desde 2004, é uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Seu objetivo é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.  

A cada ano o Enade se dedica a um Ciclo Avaliativo Trienal.  Expressos em escala contínua e em cinco níveis, são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Enade. 

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante: apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau. 

Em 2017, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

- Bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação.

- Bacharel ou Licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Português; Matemática; e Química.

- Licenciatura em Artes Visuais; Educação Física; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras - Inglês; Música; e Pedagogia.

- Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.

Os cursos de licenciatura do campus Campos Centro obtiveram o seguinte conceito no exame de 2017:

* Licenciatura em Letras-Português e Literaturas: 5,0 (NOTA MÁXIMA!)

* Licenciatura em Matemática: 4,0

* Licenciatura em Ciências da Natureza: Ciências e Biologia: 4,0

Licenciatura em Ciências da Natureza: Ciências e Física: 3,0

Licenciatura em Ciências da Natureza: Ciências e Química: 3,0

* Licenciatura em Geografia: 3,0

Em tempo: o Curso de Licenciatura em Letras ficou entre os 20 melhores do país.  Destacamos que em 2017 o referido curso obteve também nota 5,0 (nota máxima) na avaliação de reconhecimento do curso, pela Comissão do e-MEC. 

PARABÉNS  a todos(as) que constituem a comunidade escolar desses cursos!  Os conceitos obtidos no Enade confirmam o que sabemos: nossos cursos de licenciatura não apenas buscam formar professores para a Educação Básica, mas primam pela qualidade desta formação.  Sim, nosso compromisso com a formação das novas gerações de brasileiros e brasileiras se mantém vivo, vibrante e pleno!

Para mais informações, clique aqui