Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Saberes e fazeres na gestão escolar

Saberes e fazeres na gestão escolar

No dia 03 de dezembro foi realizado, no Auditório Cristina Bastos, o evento "Saberes e fazeres na gestão escolar: percursos participativos na construção da escola pública".  Na primeira parte foram ministradas três oficinas, com gestores e profissionais da educação.  Na segunda parte foi realizada uma mesa redonda, de mesmo título do evento,  constituída pelos professores Jonas Emanuel Pinto Magalhães, da UFF e  Juliana Rohsner Vianna Toniati, da Escola Estadual Jones José do Nascimento, do município de Serra/ES, com mediação feita pela professora Ana Paula Blengini, do campus Campos Centro. .

O objetivo do evento foi estreitar o diálogo entre os conceitos relativos à temática, debatidos e aprendidos em aula, com as práticas efetivas de profissionais da educação e de gestores de escolas públicas. As oficinas abordaram competências, metodologias e estratégias ligadas à atuação do gestor escolar .  A mesa redonda apresentou relatos de experiência em processos de gestão da escola, a partir de uma perspectiva de gestão democrático-participativa.

As oficinas foram: Boas práticas de gestão educacional: construção coletiva de resultados, com participação das professoras Josélia Rita da Silva e Michelle Maria Freitas Neto (IFFluminense campus Itaperuna) ; IFFemnumeros como ferramenta de gestão: limites e possibilidades, com o professor Marcelo Peçanha Sarmento (IFFluminense Reitoria); Competências essenciais para a gestão da liderança, com o instrutor Leandro Ramos Costa (MasterMind Itaperuna).

O evento teve, na organização, as professoras Kennya Miranda, Camille Auatt, Christiane Menezes, Ana Paula Blengini e Angellyne Moço e os licenciandos: Samuel, André e Sigmaringa ( Educação Física); Letícia, Thalia e Guilherme ( Letras);  Raquel, Wesllaine e Ana Vitória  (Geografia).

Na avaliação dos organizadores, "o evento foi sucesso de público e promoveu reflexões agregadoras, além de ter oportunizado a aproximação do binômio teoria-prática, tão caro aos que já atuam como docentes e, especialmente, aos que estão se preparando para o magistério e suas possibilidades de atuação profissional em postos de liderança no contexto educativo".

Para visualizar fotos do evento, clique aqui