Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / SIM... (cin)CO!!!

SIM... (cin)CO!!!

E o mês de novembro de 2019 chegou com uma movimentação especial no circuito das licenciaturas do IFF: nota CINCO obtida pelo Curso de Licenciatura em Teatro, do IFF campus Campos Centro, na avaliação feita pela Comissão do MEC para reconhecimento do curso!!!

SIM... (cin)CO!!! O que representa este CINCO?  Uma nota, por sinal a nota máxima para esse tipo de avaliação? Sim.  Entretanto, representa muito mais. Representa um imenso SIM. 

SIM de aprovação a uma concepção de formação humana que envolva todas as dimensões necessárias à existência e convivência dignas no mundo atual, a saber: as dimensões da ciência, da cultura, do trabalho e da tecnologia.

SIM de aprovação a um projeto pedagógico de curso de formação de professores que contempla uma organização didático-pedagógica inovadora, condizente com os objetivos do curso e alinhada com o perfil do profissional que se pretende formar. A Comissão de Avaliação, em seu relatório, destaca a "singularidade da existência do curso em questão no que tange à missão dos Institutos Federais". 

SIM de aprovação a uma política institucional capaz de ousar trazer, para o interior de uma instituição tradicionalmente envolvida com a formação técnica, um curso de formação de professores de Teatro.  Política implementada e sustentada nas diversas instâncias, desde a Reitoria do IFF até a Coordenação e Colegiado de Curso, passando pela Direção Geral do campus Campos Centro e Diretoria de Ensino de Cursos de Licenciatura.

SIM de aprovação ao empenho de alunos e servidores na materialização de um projeto implementado desde o semestre letivo 2015.2.  Oito semestres letivos depois, a Comissão de Avaliação ressalta que "o equilíbrio entre produção artística e produção técnica corresponde ao desejado para este campo de conhecimento", bem como "o valoroso trabalho de todos os servidores (e suas diferentes classificações/ocupações) lotados no curso e na Instituição e a influência positiva destes no trabalho desenvolvido no campus pela Licenciatura em Teatro".  Ressalta, ainda, que "a fala dos estudantes presentes na reunião in loco demonstrou extrema satisfação com as práticas docentes, assim como com a instituição".

SIM de aprovação à infraestrutura do campus, aos projetos de pesquisa e extensão no âmbito do curso, à produção acadêmica de docentes e alunos, às ações de apoio ao estudante...

SIM que sinaliza: estamos no caminho certo! Avancemos nele!

Por essas e outras, o Curso de Licenciatura em Teatro é SIM...(cin)CO!!!! E este CINCO, que é consequência, transmuta-se hoje em causa.  Causa de alegria, de motivo para comemorar, de compromissos reafirmados, de propósitos renovados. 

Nossos parabéns a todos e todas que investiram seu tempo, talento, saberes e energia com o curso, desde a construção do seu projeto pedagógico até o momento presente: professores, coordenadores, gestores, alunos, técnico-administrativos.  Sim, uma educação pública gratuita e de qualidade não é apenas sonho. É realidade. 

"Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” (Cora Coralina). Colhemos!

  EVOÉ!

 Foto de formandos da primeira turma - Fonte: Comunicação Social do campus Campos Centro / Divulgação