Você está aqui: Página Inicial / Programas e Projetos / Programas / Residência Pedagógica / Residência Pedagógica no IFFluminense

Residência Pedagógica no IFFluminense

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) teve seus projetos institucionais aprovados nos dois processos seletivos da Capes (2018 e 2020). No primeiro ciclo do PRP (2018/2019), duas licenciaturas (Educação Física e Letras) do Campus Campos Centro participaram do Programa e 48 licenciandos foram contemplados com bolsas mensais. No ciclo vigente, que foi iniciado em outubro de 2020 e será finalizado em março de 2021, cinco licenciaturas – todas do Campos Centro – participam do Programa. São elas: Ciências da Natureza, Educação Física, Geografia, Letras e Matemática.

O principal objetivo do projeto institucional de 2020 é contribuir para a promoção de uma formação inicial de professores que articule teoria e prática a fim de viabilizar o exercício da docência em consonância com as necessidades da sociedade contemporânea. Ao todo, o Programa conta com 87 residentes, sendo 72 bolsistas e 15 voluntários. São escolas parceiras do PRF/IFF: CE Constantino Fernandes, CE Dom Otaviano de Albuquerque, CE Doutor Thiers Cardoso, CE José Francisco Sales, CE Julião Nogueira, CE Nilo Peçanha e Liceu de Humanidades de Campos.

O Projeto Institucional vigente (2020-2021) conta com cinco subprojetos:

  • Interdisciplinar de Ciências (Biologia, Física e Química).

  • Educação Física.

  • Geografia.

  • Língua Portuguesa.

  • Matemática.