A partir deste ano de 2024, o ENADE passa a ser anual para os Cursos de Licenciatura e traz uma novidade, a Avaliação Prática. A princípio, a Avaliação Prática será para fins de diagnósticos e não irá compor a nota de avaliação do curso. Ela será realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado, nas escolas de Educação Básica, públicas ou privadas. Os Cursos de Licenciatura avaliados em 2024 serão nas áreas de: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Inglês), Letras (Português), Letras (Português e Espanhol), Letras (Português e Inglês), Matemática, Música, Pedagogia e Química.
O ENADE das Licenciaturas será composto pelos seguintes critérios avaliativos: Avaliação Teórica (AT) e Avaliação Prática (AP). Os alunos serão habilitados para avaliação teórica, avaliação prática ou ambas avaliações, conforme critérios abaixo:
- Avaliação Teórica: será realizada por todos os alunos concluintes, como 80% ou mais da carga horária do curso integralizada ou com previsão de integralização (100%) até julho de 2025;
- Avaliação Prática: será feita pelos alunos que estejam realizando ou que iniciem a regência de classe na Educação Básica durante o período das inscrições e até o final do mês de julho de 2025.
As provas teóricas do ENADE das Licenciaturas serão elaboradas pelo INEP, a partir da definição das matrizes de referência. Essas matrizes estabelecem o perfil, as competências e os objetos de conhecimento que serão avaliados na prova. Elas também indicam a estrutura das provas do ENADE das Licenciaturas. A partir da edição de 2024, as provas serão constituídas por um componente de Formação Geral Docente, comum a todas as licenciaturas, e por um componente específico de cada área.
O componente de Formação Geral Docente tem por objetivo evidenciar a compreensão de temas essenciais à prática pedagógica, contextualizados a partir da legislação educacional e da realidade cultural brasileira. Essa parte da prova será composta por 27 (vinte e sete) questões, todas de múltipla escolha. Já o componente específico de cada curso terá 37 (trinta e sete) questões, sendo 36 (trinta e seis) de múltipla escolha e 01 (uma) discursiva.
Antes da prova do ENADE das Licenciaturas, que está prevista para acontecer no dia 24 de novembro de 2024, os participantes têm que responder ao “questionário do estudante”. O Questionário é obrigatório e deve ser preenchido até o dia 23 de novembro por todos os estudantes concluintes inscritos, exclusivamente no Sistema Enade, e seu preenchimento completo é um dos elementos para caracterizar a efetiva participação do estudante no Exame. Ele é obrigatório e é utilizado para atestar a regularidade do estudante perante o Enade. O preenchimento também é requisito necessário para a visualização do local da prova.
Para maiores informações, acesse os arquivos das portarias números 610 e 611, de 27 de junho de 2024.
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-610-de-27-de-junho-de-2024-569033072
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-611-de-27-de-junho-de-2024-569019655