Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Apoio à Prática Profissional - NAPP

"A prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo.
O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminado tal como a prática que ilumina o pensamento é por ele iluminada."  Paulo Freire

Considerando os fundamentos legais que permeiam o Curso de Ensino Superior de Licenciatura, a saber:

• Parecer CNE/CP N.º 28 aprovado em 02 de outubro de 2001 - estabelece  a duração e a carga horária dos Cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior
  • Resolução CNE/CP N.º 1 de 18 de fevereiro de 2002 - institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior
  • Resolução CNE/CP N.º 2 de 19 de fevereiro de 2002 - institui a duração e a carga horária dos Cursos de Licenciatura
  • Lei N.º 11.788 de 25 de setembro de 2008 - dispõe sobre o estágio de estudantes
  • Resolução CNE/CP N.º 1 de 30 de maio de 2012 - estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos
  • Resolução CNE/CP N.º 2, datada de 1.º de julho de 2015 - define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em Nível Superior

a Prática Profissional dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro, entendida como reflexão-ação-reflexão sobre a atividade profissional do magistério, constitui parte integrante e obrigatória do Currículo e perfaz o total de, no mínimo, 1.000 horas, assim descritas:

(a) Prática como componente curricular (400 horas) - atividades teórico-práticas desenvolvidas durante o curso, desde o 1.º período.

(b) Estágio Curricular Supervisionado (400 horas) - condição básica para a conclusão do curso, sendo operacionalizado a partir da segunda metade do curso, de acordo com o número de períodos letivos definidos no Projeto Pedagógico de cada Curso. O Estágio realizado na Instituição-campo inter-relaciona-se diretamente com as atividades desenvolvidas junto à Prática como componente curricular, aos Ambientes de Aprendizagem e aos demais componentes do curso.

(c) Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - AACC - (200 horas) - com vistas à formação acadêmica e pedagógica do licenciando.

Nesse ínterim, torna-se público as informações/orientações para a Prática Profissional dos Cursos de Licenciatura do IFFluminense campus Campos Centro, bem como a disponibilidade de documentos/formulários necessários na condução do processo.

Nesta página, VOCÊ terá disponível documentos necessários à Prática Profissional, objetivando leituras e impressões dos formulários que se fizerem necessários.

Contatos do Núcleo de Apoio à Prática Profissional - NAPP - no âmbito da Diretoria de Ensino Superior das Licenciaturas: (a) Bloco A - Sala 226a; (b)Telefones: (22) 27262897 // 27262923

O reconhecimento e a valorização da Prática Profissional, no universo dos Cursos de Licenciatura revelam caminhos imprescindíveis para a (re)construção e produção de conhecimentos através da reflexão, da análise e da problematização feita pelo profissional em ação.