Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Apoio à Prática Profissional - NAPP

Apresentação

"A prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo.
O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminado tal como a prática que ilumina o pensamento é por ele iluminada."  Paulo Freire

Considerando os fundamentos legais vigentes que permeiam o Curso de Ensino Superior de Licenciatura, a saber:

Resolução CNE/CP N.º 2, de 1.º de julho de 2015Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada ==> REVOGADA PELA Resolução CNE/CP 2/2019. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 2020, Seção 1, pp. 46-49

  • Decreto N.º 8.752, de 09 de maio de 2016 Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica
  • Lei N.º 13.666, de 16 de maio de 2018 - Altera a Lei N.º 9.394, de 20/12/1996 (LDBEN), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar
  • Resolução CNE/CP N.º 3, de 03 de outubro de 2018 - Altera o Artigo 22 da Resolução CNE/CP N.º 2, de 1.º de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada
  • Resolução CNE/CP N.º 2, de 20 de dezembro de 2019 - D.O.U em 15 de abril de 2020Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).


a Prática Profissional dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro, entendida como reflexão-ação-reflexão sobre a atividade profissional do magistério, constitui parte integrante e obrigatória do Currículo e perfaz o total de, no mínimo, 1.000 horas, assim descritas:

(a) Prática como componente curricular (400 horas) - atividades teórico-práticas distribuídas desde o 1.º período de Curso.

(b) Estágio Curricular Supervisionado (400 horas) - condição básica para a conclusão do curso, sendo operacionalizado a partir da segunda metade do curso, em conformidade com o Projeto Pedagógico de cada Curso. O Estágio realizado em Instituição-campo inter-relaciona-se diretamente com as atividades desenvolvidas junto à Prática como componente curricular, aos Ambientes de Aprendizagem e aos demais componentes do curso.

(c) Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - ATPAentão AACC (nomenclatura utilizada até o 1.° semestre letivo de 2019) - (200 horas) -  com vistas ao enriquecimento curricular e à formação acadêmica e pedagógica do licenciando.

Nesse ínterim, torna-se público as informações/orientações da Prática Profissional dos Cursos de Licenciatura do IFFluminense campus Campos Centro, bem como a disponibilidade de documentos/formulários necessários na condução do processo.

Nesta página, VOCÊ terá disponível documentos necessários à Prática Profissional, no que tange ao Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e às Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA), objetivando leituras e impressões que se fizerem necessárias.

Contatos do Núcleo de Apoio à Prática Profissional - NAPP - no âmbito da Diretoria de Ensino Superior das Licenciaturas: (a) Bloco G - Sala 411; (b)Telefones: (22) 27262897 // 27262923

O reconhecimento e a valorização da Prática Profissional, no universo dos Cursos de Licenciatura revelam caminhos imprescindíveis para a (re)construção e produção de conhecimentos através da reflexão, da análise e da problematização feita pelo profissional em ação.