Licenciatura em Geografia tem destaque no CONEPE e CONFICT
Eventos de divulgação científica foram adaptados, no formato, como alternativa para o momento de enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus - o COVID 19. Apresentações em salas virtuais, comunicação entre público, autores e avaliadores por meio de mensagens em diferentes mídias foram estratégias utilizadas pela organização dos eventos.
Em outubro, de 13 a 16, aconteceu o XII CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - e V CONPG - Congresso Fluminense de Pós-Graduação, ambos organizados e com participação das instituições: UENF, UFF e IFF.
No CONFICT, na área de Ciências Humanas, o 1º lugar foi do aluno da Licenciatura em Geografia, Willian Vasconcellos Ribeiro. Seu trabalho "Análise comparativa do desempenho acadêmico dos alunos cotistas e não cotistas do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro (2017-2019)" teve, como orientadores, os professores Marcos Abraão Fernandes Ribeiro, Sérgio Rangel Risso e Luciana Machado da Costa, todos da Licenciatura em Geografia.
De 23 a 27 de novembro foi a vez do CONEPE - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, organizado pelo IFF campus Guarus. Em sua 7ª edição, o Congresso teve, como tema, Educação e sociedade: a nova fronteira da ciência. Mais uma vez, a Licenciatura em Geografia teve destaque:
- as alunas Rebeca Brasil Fonseca Vieira e Leciane Andrade, orientadas pelo professor Zandor Gomes Mesquita, ficaram em 1º lugar (menção honrosa) no Desafio CONEPE de Criatividade e Inovação, com o projeto: "A tecnologia está na natureza: agroflorestas em praças públicas". Este trabalho também ganhou o prêmio CONEPE "Destaque da internet", por ter tido o maior número de acessos ao vídeo de divulgação da pesquisa.
- na área de Educação, nas apresentações orais, Gabriel Rangel de Souza - do Curso de Licenciatura em Geografia - e a Camila Carneiro dos Santos da Silva, do Curso de Licenciatura em Letras obtiveram a premiação de 1º lugar (menção honrosa) pelo trabalho "A política de cotas no Ensino Médio Técnico Integrado do IFFluminense: comparativo do desempenho das turmas ingressantes no 1º ano em 2016 e 2019 e a questão da permanência". O trabalho também teve a autoria dos professores da Licenciatura em Geografia Marcos Abraão Fernandes Ribeiro, Sérgio Rangel Risso e Luciana Machado da Costa.
Aos alunos e professores, nossos parabéns! É isso que a sociedade brasileira precisa e espera de nós: produção e divulgação de conhecimento, compartilhamento de saberes!