Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Licenciatura em Matemática no ICOCIME 1

Licenciatura em Matemática no ICOCIME 1

De 01 a 03 de agosto aconteceu, em São Paulo, a 1.ª Conferência Internacional sobre Insubordinação Criativa na Educação Matemática (International Conference of Creative Insubordination in Mathematics Education - ICOCIME 1).

O Instituto Federal Fluminense esteve presente, por meio da apresentação do trabalho "Atividades de Matemática propostas nos livros didáticos adotados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio: atitudes de insubordinação", de autoria das professoras Vanice da Silva Freitas Vieira e  Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues.

A UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) sediou a Conferência que teve, em sua organização, também a Universidade Cruzeiro do Sul e a SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática).  O ICOCIME 1 visa envolver profissionais de diversos países e instituições na discussão sobre pesquisas que dialogam com o conceito de insubordinação criativa.

Conforme D'Ambrosio e Lopes (2015), citadas pelas professoras Vanice e Poliana: "Se, em nossas ações profissionais, priorizarmos uma abordagem apenas técnica, com  uma perspectiva que restringe a Matemática a si mesma, poderemos apenas adestrar a pessoa em habilidades de cálculo e no uso de algoritmos, negando-lhe o conhecimento matemático necessário para a leitura de mundo a que ela tem direito."

Reinventar a ação docente para ampliar a leitura de mundo do discente é apostar na sua autonomia e, consequentemente, na construção de comunidades escolares que tenham o pensar crítico, a justiça social, a ética e a democracia como princípios fundamentais.

Parabéns, professoras Vanice e Poliana: estamos mesmo necessitados dessas "atitudes de insubordinação"!