A construção do professor de Língua Portuguesa e Literatura em pauta, prosa e reverso
"A construção do professor de Língua Portuguesa e Literatura em pauta, prosa e reverso". Assim foi nomeado o conjunto de atividades organizadas e executadas pelo Curso de Licenciatura em Letras no último sábado (dia 11 de março de 2017).
As atividades foram desenvolvidas durante todo o dia (manhã e tarde), com início às 9h, compondo o sábado letivo do curso. Minicursos, leitura de poesias e mesa redonda mantiveram alunos e professores em ação. Somente minicursos foram quatro!
O Curso de Licenciatura em Letras alcança, neste semestre letivo, a conclusão da primeira turma. Oito períodos, portanto, participaram deste sábado. Em breve, o IFFluminense terá a satisfação de entregar para a sociedade campista - e brasileira - um grupo de bem formados professores que certamente darão contribuição importante para a formação de adolescentes, jovens e adultos da Educação Básica.
Do texto de exposição dos Memoriais (no Espaço Raul Linhares) dos alunos do 4º período do Curso, extraímos:
"Fazer-se professor é processo. Urge da identificação com o desejo de ensinar aprendendo (e vice versa), da necessidade de se enveredar por teorias, da vontade de realizar (-se) na prática, do apelo por colecionar histórias e de ver florescer as boas ideias e os sonhos grandes, ainda que, por vezes, vindos de seres tão miúdos, afoitos por ler, esperançosos em mergulhar no mundo.
A profissão docente é mais que sentir-se vocacionado. É amadurecer competências, é atuação consciente e fundamentada no conhecimento, nos saberes-fazeres, na crença nas gentes; é enfrentar fronteiras políticas e convidar mais pessoas a aventurarem-se nos descaminhos da aprendizagem."
Confira o registro fotográfico do dia aqui