Visita Técnica - Museu Interativo de Matemática
Alunos da Licenciatura em Matemática estiveram presentes no campus Macaé do IFFluminense na última sexta-feira, 02 de junho, para conhecer o Museu Interativo Itinerante de Educação Matemática, do Laboratório de Ensino de Geometria - LEGI -, da Universidade Federal Fluminense – UFF, sob a coordenação científica da professora Ana Maria M. R. Kaleff.
O projeto do Museu visa à democratização e popularização da Matemática. Nele, encontram-se diversos artefatos modeladores de situações matemáticas para serem manipulados pelo público, tais como: jogos de encaixe e quebra-cabeças, planos e espaciais; ábacos; maquetes representando superfícies e sólidos geométricos; aparelhos de medição de comprimento e de área; teodolitos artesanais; jogos de espelhos para o estudo de simetria; jogos de luz e sombras para o estudo de perspectiva e de curvas cônicas, alguns desses apresentados também em ambiente virtual. Faz parte da mostra, ainda, a coleção especial de atividades "Vendo com as Mãos", voltada a alunos com deficiência visual.
A mostra foi realizada no período de 31 de maio a 02 de junho de 2017. Os alunos do campus Campos Centro estiveram acompanhados pelas professoras Lívia Azelman de Faria Abreu e Juliana S. B. Chagas Ventura. Registramos algumas impressões dos alunos acerca da visita:
“Muito interessante!”
“O material concreto desperta o interesse dos alunos.”
“Materiais criativos e interessantes que servem de motivação para os alunos.”
“A Matemática apresentada de forma simples, criativa e inclusiva.”
“Aprendi mais sobre a Matemática inclusiva.”
“A Matemática está em tudo.”
“A Matemática inclusiva é um método facilitador para o ensino.”
“Não achei muito proveitoso pois não teve guia para acompanhar os estudantes e explicar todos os materiais. Seria melhor se fosse proposta alguma atividade exploratória.”
“Todo professor precisa conhecer a matemática inclusiva.”
“Inspirador.”
“O projeto tem um enorme valor para o professor de Matemática. Ele nos inspira a colocar em prática ideias que podem ser forte aliado no processo de ensino e aprendizagem de Matemática tanto para alunos videntes como para aqueles com deficiência visual.”
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