Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Minicurso: "Construção de materiais didáticos para pessoas com deficiência visual na área de matemática"

Aconteceu no dia 23/05/2017 o minicurso "Construção de materiais didáticos para pessoas com deficiência visual na área de matemática", ministrado pela Professora Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro e as alunas do Curso de Licenciatura em Matemática: Daniela Dias Nogueira e Letícia Carvalho Maciel. Participaram do minicurso alunos do Curso de Licenciatura em Matemática.

O minicurso mostrou alternativas de preparação e aplicação de materiais didáticos para alunos com deficiência visual, de forma a fornecer um suporte em seus estudos, possibilitando uma melhor aprendizagem da Matemática, visto que é importante para alunos com necessidades especiais receberem acompanhamento no seu processo de escolarização.

Os participantes confeccionaram gráficos em alto relevo, utilizando fios encerados com espessuras variadas, emborrachados, palitos, miçangas, carretilhas e papéis de texturas variadas

Segundo as organizadoras, é importante ressaltar que o material didático deve ser construído a partir da necessidade específica de cada aluno, com o objetivo de oferecer suporte para a construção de conceitos relativos ao conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula e pode ser usado de forma integrada por todos os alunos.

A escola deve buscar adaptar-se às novas diretrizes, permanecendo atenta às necessidades educativas dos alunos, identificando suas principais dificuldades e buscando criar alternativas que proporcionem a inserção desses sujeitos em processo de aprendizagem ao contexto escolar. No caso específico dos deficientes visuais, cabe à escola e seus professores desenvolverem condições de acesso aos saberes considerados essenciais para que este aluno avance na construção dos conhecimentos. A utilização deste material didático tem se revelado como um diferencial no processo de escolarização dos alunos com deficiência visual.

Parabéns aos ministrantes pela excelente iniciativa em promover um curso de grande relevância!

Clique aqui para mais imagens.