Navegação
 
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Orfanato Lamed - Português e Libras no IFFluminense

Orfanato Lamed - Português e Libras no IFFluminense

O Espetáculo de teatro Orfanato Lamed será apresentado no IFFluminense Campus Campos Centro, no dia 01 de setembro, às 19h30min, no Auditório Cristina Bastos.

A entrada é 01kg de alimento não perecível, a ser entregue no dia do evento. Para tanto, é preciso se inscrever, para garantir o "ingresso".  As inscrições podem ser feitas no NAPNEE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) ou na Diretoria das Licenciaturas (DIRLIC).

A peça é da Cia de Arte Nissi, primeira do Brasil a criar uma peça em que os atores apresentam de forma bimodal (Português e Libras) e  a atriz principal é surda.

A professora Cristiaine Ribeiro (professora de Libras do IFFluminense) e a Diretoria das Licenciaturas viabilizaram a oportunidade de trazer este espetáculo, aberto ao público.

Orfanato Lamed - Sinopse
O objetivo principal desse roteiro é falar sobre identidade de forma bimodal (Português e Libras). Utilizando um cenário imaginário, a peça desenvolve essas características nos ambientes do Orfanato Lamed e a floresta. Os personagens são Luisa, uma menina órfã cheia de questionamentos que vive um temporal no seu interior; tendo nascido surda, ela irá buscar sua identidade e nesta busca viverá uma aventura cheia de descobertas; Laodicéia, a governanta do Orfanato Lamed que negligencia seus cuidados às crianças; North, o boneco de Luisa que a guiará; Aurora e Helena, colegas do orfanato que dividem quarto com Luisa, representam o sofrimento vivido pelas crianças naquele lugar; Valentin e Amadeu, dois velhos com personalidades distintas, trarão comédia e entretenimento para o público; Turco, um comerciante viajante e esperto; Argos e Akíra, as raposas oportunistas que encontrarão Luisa na direção errada; sagazes, sempre estão no atalho pegando todos que entram por lá e levando até Ares para cumprir seus serviços prestados a ele; Ares, o senhor lobo é a representação da maldade que há no mundo. “Olhe a bússola, para onde ela te guia?”.

 Clique aqui para visualizar as fotos do espetáculo apresentado!