Você está aqui: Página Inicial / Notícias / VI Semana das Licenciaturas no centenário de Paulo Freire

VI Semana das Licenciaturas no centenário de Paulo Freire

No último mês de agosto, quando faltavam menos de 30 dias para o dia do nascimento de Paulo Freire, ocorrido há 100 anos, chegava ao fim a VI Semana das Licenciaturas e II Encontro dos Programas Institucionais de Formação de Professores. Voltamos para falar do evento agora, poucos dias depois da data de nascimento do grande mestre, 19 de setembro. Parabéns, grande professor de todos(as) nós! Como temos a aprender com sua sabedoria, eternos aprendizes seus(suas) que somos!

Como não poderia deixar de ser, o evento homenageou o grande educador brasileiro, neste ano do centenário de seu nascimento.  Durante cinco dias - de segunda (16/082021), até sexta (20/08/2021) -, alunos, professores e estudiosos do campo da educação puderam ouvir, falar, refletir, celebrar, aprender e compartilhar saberes, com atividades diversas cujo enfoque temático foi "Práticas docentes e mediações freirianas".

O evento alcançou a marca de 884 inscritos e contou com a participação de docentes e pesquisadores do IFF e de outras instituições de ensino. Fizeram parte (do evento) a comunidade acadêmica dos seis cursos de licenciatura do campus Campos Centro. O encerramento foi um show à parte, com o espetáculo teatral "Paulo Freire: Andarilho da Utopia". O talentoso ator Richard Riguetti proporcionou, por meio da belíssima apresentação, momentos de interação com o público, reflexão e muita emoção a todos os amantes da educação. A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Assessoria de Cultura da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) foram as instituições parceiras apoiadoras deste evento.

Destaca-se que os cursos Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Matemática completaram, em 2021, 20 anos de sua criação.  O mais antigo curso de licenciatura (do campus e do IFF), o pioneiro, é o Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química, que completou, em 2021, 21 anos. A todo corpo docente, discente e técnico-administrativo envolvido com os cursos durante todo esse tempo, a gratidão, reconhecimento e carinho da Diretoria de Ensino Superior de Cursos de Licenciatura.

VI Semana das Licenciaturas e II Encontro dos Programas Institucionais de Formação de Professores ficará marcado em nossa memória e nossas histórias como mais um desafio entre os muitos que temos assumido, há mais de um ano, no sentido de manter a nossa instituição ativa remotamente.  E, se estamos conseguindo abraçar estes desafios, é graças ao engajamento e à resiliência de nossa comunidade acadêmica, em todos os seus níveis e segmentos.

Este tempo de afastamento social tem contribuído para percebermos mais fortemente o quanto o dia a dia presencial é importante para nós, conectados uns aos outros que somos.  Como sentimos falta: do movimento dos estudantes; da convivência entre eles e com eles; entre nós, servidores; das pausas pra um papo, um café; do estudo coletivo!...  Mas descobrimos, também, como nos mantermos conectados de outra forma, até que tudo passe e possamos retornar às atividades presenciais.  Que possamos, em breve, voltar às interlocuções face a face! Até lá, que possamos seguir em frente em mais um semestre letivo, com saúde (física, mental e espiritual).