Licenciatura em Matemática na Semana do Saber Fazer Saber
Entre os dias 25 e 27 de outubro foi realizada a 24ª. edição da Semana do Saber Fazer Saber. Alunos e professores do Curso de Licenciatura em Matemática movimentaram o corredor do 2º. andar do Bloco A com a apresentação de projetos. Destacamos o projeto "Confecção e aplicação de materiais didáticos para alunos cegos e com deficiência visual" e o LEAMAT - Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática - que abriu suas portas para a visitação.
O primeiro, com caráter inclusivo, tem a professora Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro - coordenadora da Licenciatura - como coordenadora do projeto que conta com a aluna bolsista Daniela Dias Nogueira e Letícia Maciel, bolsista voluntária. Segundo Daniela, durante todo o tempo do evento a sala esteve bastante movimentada, com a presença de alunos, professores, pais. Relatou que falavam para os visitantes sobre a importância da educação inclusiva. Havia também jogos e esta parte foi, segundo ela, um grande sucesso. O jogo em que os alunos brincavam como se fossem cegos e tinham que adivinhar texturas diversas, sem usar a visão foi bastante disputado.
No LEAMAT, a exposição do material produzido e utilizado pelo laboratório atraiu alunos que puderam conhecer (e jogar) jogos de tabuleiro, jogos virtuais, desafios matemáticos. As bolsistas Ranna Ambrósio e Ana Carolina Ribeiro falaram da satisfação de todos em constatar que a visitação este ano foi seis vezes superior à do ano passado. Somente considerando as assinaturas, foram 378 visitantes, diferente dos 65 da edição anterior. destacaram também que o número de licenciandos que atuaram como voluntários na organização, apoio, divulgação e decoração foi muito importante. A atuação dos professores orientadores - em especial das professoras Livia Azelman de Faria Abreu e Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues - também foi ressaltada. "Foram maravilhosas", segundo as alunas.
Outros aspectos positivos foram relatados pelas alunas. A organização foi primordial. Resultado disso é que, no primeiro dia do evento, foi a primeira sala a ficar pronta. Assim, os guias puderam conduzir os alunos visitantes até lá.
O chamado - por alguns - de "corredor chato" pela relação à "simpatia" de alunos com a Matemática foi desmistificado por muitos que entravam nas salas. Segundo as alunas, houve procura de alunos de outros cursos de graduação do campus, de diferentes áreas como engenharia e geografia, interessados em conhecer e aprender também.
A empolgação das alunas que atuaram na Semana terá uma pequena trégua durante o mês de novembro. Em dezembro, de 05 a 07, será a vez do II Encontro de Educação Matemática do IFFluminense e elas garantem que mais novidades e emoções com o aprendizado virão por aí!
Em tempo: este é o primeiro ano do Biênio da Matemática (2017-2018). A Semana do Saber Fazer Saber foi realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cujo tema este ano foi "A Matemática está em tudo".
Para visualizar imagens do evento, clique aqui